Multiprofissional, encontro traz aspectos referentes à evolução e desafios no campo da hematologia, hemoterapia, terapia celular e gênica no Brasil. Inscrições antecipadas até 22/9! 

hemo2013logoO Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo) de 2013 está com inscrições onlineabertas até dia 22 de setembro. Organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapias Terapia Celular (ABHH), o Hemo 2013 ocorrerá de 7 a 10 de novembro, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A programação será norteada na abordagem de aspectos referentes à educação e evolução científica da hematologia, hemoterapia, terapia celular e gênica no Brasil. Segundo o presidente do Hemo 2013, Roberto Passetto Falcão, hoje, mais do que nunca, é fundamental no exercício profissional buscar qualificação por meio do conhecimento, além de fortalecer e fomentar o intercâmbio educacional e científico entre os congressistas. “Acredito que o Congresso possibilita isso aos participantes. Em nossa grade de programação, estamos comprometidos em trazer aos congressistas assuntos de interesse da nossa especialidade, balizados pelos eixos educacional e científico”, relata.

A cada ano o encontro reúne uma média de 4.500 congressistas, entre hematologistas, hemoterapeutas e profissionais de áreas correlatas que integram as equipes “multi”, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos, entre outros, e é considerado o maior evento da especialidade do mundo ocidental.

Programação

Os aspectos diagnósticos e terapêuticos das doenças hematológicas benignas (como anemias e trombose) e das malignas (onco-hematológicas como linfomas, leucemias e mielomas), bem como os avanços no campo dos transplantes de medula óssea e da terapia celular, são alguns dos grandes temas que compõem a grade de programação.

No primeiro dia de encontro acontece o programa educacional, que será todo centrado na discussão de casos clínicos nas áreas de hematologia pediátrica, hemostasia, onco-hematologia, anemias e citometria de fluxo, num total de 11 sessões.

Haverá também duas sessões de hemoterapia e, simultaneamente, os simpósios corporativos. Além disso, pela primeira vez no Hemo, ocorrerá o Simpósio Internacional da American Society of Gene and Cell Therapy (ASGT) e o ISBT Academy Day – Immunohematologia, que apresentará um programa de doadores raros.

Nos dias subsequentes serão 50 conferências, 43 mesas-redondas, 8 sessões de “Como Eu Trato”, uma sessão plenária com apresentação dos melhores trabalhos do Congresso, 8 eventos multidisciplinares e diversos simpósios corporativos.

Lançamento do Programa ABHH/AABB para Serviços de Terapia Celular

Durante o Hemo 2013, no dia 8 de novembro, das 13h às 14h30, a ABHH, em parceria com a AABB, anteriormente denominada American Association of Blood Banks, iram lançar à comunidade o Programa de Acreditação ABHH/AABB para Serviços de Terapia Celular.

Pioneiro no País, o programa de acreditação de serviços de TC da ABHH/AABB visa contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento dos centros de terapia celular. De acordo com o diretor de padrões, políticas e desenvolvimento global da AABB, Eduardo Nunes, esta expansão proporcionará a padronização de um produto que pode ser altamente variável, além de imprimir centros de terapia interessados a garantia da qualidade e segurança aos seus pacientes.

Outro fator de impacto é a possibilidade de os serviços de TC nacionais poderem contar com a assessoria técnica de tutores locais que poderão auxiliar no processo de acreditação, facilitando a adequação aos padrões de qualidade.

No Hemo 2012 as entidades oficializaram o primeiro programa de acreditação, fruto da parceria, este voltado para os Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue. Confira os detalhes no portal da ABHH

Eventos multidisciplinares

13º Encontro de Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e TMO;

9° Simpósio de Psicologia Hospitalar em Hematologia,

17° Simpósio Nacional de Captação de Doadores de Sangue;

1° Simpósio ASGCT (American Society of Gene and Cell Therapy)

5° Simpósio de Farmácia em Hematologia e Hemoterapia;

7° Simpósio de Gestão em Unidades de Hemoterapia;

15° Simpósio de Odontologia em Hematologia;

3° Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas.

Convidados Internacionais

Neste ano são esperados 51 convidados internacionais considerados expoentes no campo da hematologia e hemoterapia mundial, vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá e da América Latina (Argentina e Colômbia). Confira a lista completa

 

Serviço
Hemo 2013

Realização: ABHH ǀOrganização: ABHH Eventos

Data: 7 a 10 de novembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)

Site oficialwww.hemo.org.br – acesso às inscrições e programações Científica, Educacional e Multidisciplinares

Atenção: Inscrições online antecipadas até 22 de setembro. Após a data apenas na secretaria local do encontro.

*Evento submetido à pontuação do CNA