A obrigatoriedade do teste de ácido nucleico (Teste NAT) no sangue a ser transfundido no Brasil agora é realidade. Há 11 anos é esperada por médicos, pacientes, sociedade civil e gestores de serviços de hemoterapia e bancos de sangue de todo o País. A histórica conquista foi anunciada na noite de ontem (8/11), durante a cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2013), encontro organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), que acontece até este domingo (10/11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Durante a solenidade, o coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, que na ocasião representou o ministro Alexandre Padilha, fez a declaração há muito esperada. Na terça-feira, 12/11, às 10h30, será assinada a portaria que aplicação do NAT em todas as bolsas de sangue do Brasil, tanto no âmbito do serviço público quanto privado, para aumento das chances de detecção de HIV, hepatite C e hepatite B.

Padilha receberá a diretoria da ABHH na ocasião da assinatura. “A luta pela normatização e regulamentação do teste NAT tem sido uma das bandeiras da ABHH desde 2002. A medida vem em resposta a um anseio dos pacientes e profissionais da área”, relatou Souza. A ABHH, antes e durante o Hemo 2013 encabeçou a campanha denominada “Transfusão, só com NAT”, uma iniciativa em defesa da causa e em prol da obrigatoriedade.

Apesar de não haver no Brasil ou no mundo transfusão de sangue 100% segura, teste NAT é a ferramenta mais eficaz existente hoje para aumentar a segurança das transfusões de sangue, reduzindo assim possíveis danos ao paciente/receptor do sangue.

O NAT é um exame que aumenta a segurança das transfusões de sangue, em complemento aos já obrigatórios testes de Elisa. “O NAT detecta a presença do vírus no organismo e não apenas a reação do organismo ao vírus (anticorpo). O exame reduz o período de detecção na janela imunológica – período em que vírus permanece indetectável no organismo de um indivíduo. Compondo os dois, NAT e Elisa, na análise sanguínea aumenta a segurança transfusional”, explica o vice-presidente da ABHH, Dimas Tadeu Covas.

Sobre o Hemo 2013

O Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2013), acontece dias 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Brasília-DF), sob a organização da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O encontro reúne mais de cinco mil especialistas do Brasil e do mundo e traz à discussão temas referentes às doenças do sangue (malignas e benignas); segurança transfusional (obrigatoriedade do Teste NAT); qualidade nos serviços de hemoterapia; entre outros assuntos referentes a avanços e desafios terapêuticos. Acesse a programação – www.hemo2013.org.br