O Fórum de Acesso e Equidade ao longo de um dia inteiro de programação já é tradição em nosso congresso anual. No HEMO 2024, ampliamos as participações nessa atividade, começando o dia com a participação das associações de pacientes, evoluindo para debates com tom mais sistêmico, com a presença de especialistas e entusiastas das políticas públicas.
O debate é amplo e requer apoio de todas as pessoas envolvidas no processo. Também participam da programação, representantes da AMB (Associação Médica Brasileira), Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), entre outros, incluindo o Dr. Ricardo Bigni.
Está na missão da ABHH e estamos ampliando nossas forças e capilaridade.
Outro destaque do dia: o Encontro da Associação Ítalo-Brasileira de Hematologia (AIBE).
A sessão sobre LMC e NMP foi moderada pelos renomados Giuseppe Saglio e Carmino Antonio de Souza. Durante a sessão, o Dr. Carmino, diretor científico da ABHH, ressaltou a importância de desmistificar o risco da irradiação: “Estamos lidando com uma preocupação maior sobre radiação do que na época em que começamos a utilizar radiofármacos. No entanto, a estrutura está sendo completamente reformada, com a inauguração de uma nova radiofarmácia, reformas na área de medicina nuclear”.
O encontro também incluiu uma sessão sobre Mieloma Múltiplo, moderada por Angelo Maiolino, presidente da ABHH.
Durante o congresso, diversos pesquisadores apresentam seus estudos e descobertas na área da hematologia, hemoterapia e terapia celular através de pôsteres. Em horários específicos, especialistas da área conduzem grupos de participantes para uma exploração mais detalhada desses pôsteres.
Hoje tivemos a oportunidade de conversar com a Lilian Beatriz, que atua no Hemocentro de Ribeirão Preto, e o Jhonata Rodrigues, colaborador no Hemocentro de Lajes, Santa Catarina, dois dos (jovens) pesquisadores, que apresentaram seus trabalhos na quinta-feira, durante visita guiada.
Essa interação direta com os autores dos trabalhos permite um aprendizado mais aprofundado e personalizado, além de fomentar a discussão sobre as últimas novidades e tendências da área.
A ABHH promove diversas atividades de apoio aos residentes, incluindo a premiação do Bootcamp, que integrou a programação do HEMO. As equipes participantes apresentaram projetos inovadores em hematologia e terapia celular.
A grande vencedora deste ano foi a equipe Red Cell, que garantiu uma viagem para o congresso ASH 2025. Também participaram as equipes Politransfundidos, JBL, SAHB, Flame-Cell, Leucemigos e Já É.
A ABHH parabeniza a todos pelo empenho e dedicação!
Outra atividade de destaque neste dia 24 foi o lançamento do documento "Equidade e Essencialidade no Sistema Único de Saúde (SUS): Análise baseada em dados do cuidado hemotológico".
O material está disponível online e pode ser acessao pelo link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
Nesta sexta-feira (25), o HEMO 2024 segue com a programação repleta de atividades científicas, como a parceria com a Society of Hematology Oncology (SOHO), os Fóruns de Captação de Doadores, Psicologia e Odontologia, além de conteúdos exclusivos para quem quer aprender Hematologia Clássica, Onco-Hematologia, Hemoterapia, Terapia Celular e TMO, e Hematologia Pediátrica. Consulte a programação em www.hemo.org.br