Estudo de fase II prospectivo, aberto, de grupo único, de acalabrutinibe e rituximabe em participantes idosos e/ou frágeis com linfoma difuso de grandes células B não tratados (ACRUE)

Recrutando (aceitando pacientes)
Enviado em 14/11/2024

Código do Estudo [99b5e08]



Sobre o Estudo

Patologia:

Linfomas

Título do Estudo: Estudo de fase II prospectivo, aberto, de grupo único, de acalabrutinibe e rituximabe em participantes idosos e/ou frágeis com linfoma difuso de grandes células B não tratados (ACRUE)

Nome Fantasia: ACRUE

Desenho de Estudo: Este é um estudo internacional de fase II, aberto, de grupo único, multicêntrico, para avaliar a segurança, a tolerabilidade e a eficácia do acalabrutinibe em combinação com rituximabe em participantes idosos e/ou frágeis com LDGCB sem tratamento prévio que, de outra forma, são inadequados para tratamentos imunoquimioterápicos de primeira linha padrão. Uma estimativa de 80 participantes avaliáveis será tratada neste estudo com 100 mg de acalabrutinibe por via oral 2x/dia a partir do C1D1 por um máximo de 2 anos (28 ciclos) ou até a progressão radiológica definida pela Classificação de LNH de Lugano de 2014 por avaliação do investigador ou outro critério de descontinuação da intervenção ser atendido. Além disso, os participantes receberão 375 mg/m2 de rituximabe por infusão IV no C1D15, seguido de 1.400 mg de rituximabe por injeção SC no Dia 1 dos Ciclos 2 a 8. Os participantes que não toleram injeções SC de rituximabe durante o Ciclo 2 (ou nos ciclos subsequentes) têm a opção de voltar para as infusões IV de

Público Alvo: A população alvo de interesse neste estudo é de participantes idosos e/ou frágeis com LDGCB sem tratamento prévio que, de outra forma, são inadequados para tratamentos imunoquimioterápicos de primeira linha padrão. A aprovação prospectiva de desvios de protocolo referentes aos critérios de recrutamento e inclusão, também conhecida como renúncias ou isenções ao protocolo, não é permitida.

Fase de Estudo: Fase 2

Tipo de Estudo: Estudo de fase II de acalabrutinibe e rituximabe em participantes idosos e/ou frágeis com LDGCB não tratados.

Critérios de Inclusão:

- O participante deve ter (a) > 80 anos de idade no momento da triagem ou (b) > 65 a 79 anos de idade no momento da triagem e ser considerado inelegível para imunoquimioterapia com pelo menos um dos seguintes: O Comprometimento em ? 1 ADL O Comprometimento em ? 1 IADL O Comprometimento da função cardíaca, renal ou hepática ou outras comorbidades de forma que o participante não seja adequado de acordo com a avaliação do investigador para imunoquimioterapia.

- LDGCB documentado histologicamente, não especificado de outro modo, de acordo com a classificação de 2022 da OMS, incluindo positividade para CD20.

- Nenhum tratamento anterior para LDGCB. (Observação: radioterapia localizada anterior é permitida.)

- Doença de estágio II, III ou IV pela Classificação de Ann Arbor

- Desempenho funcional do ECOG de 0, 1 ou 2 sem piora nas 2 semanas anteriores à avaliação basal ou no dia da primeira administração, exceto quando devido ao linfoma subjacente.

- Pelo menos 1 lesão que possa ser precisamente medida na avaliação basal como ? 10 mm no diâmetro maior (exceto linfonodos, que devem ter o eixo curto ? 15 mm) por TC ou RM e é adequada para medidas repetidas precisas de acordo com a Classificação de LNH de Lugano de 2014

- Função de órgão e da medula adequada, independentemente do fator de crescimento ou suporte com transfusão, em até 1 semana da triagem, da seguinte maneira: - Contagem absoluta de neutrófilos ? 1,0 × 109/l (? 1.000/?l), a menos que diretamente atribuível ao linfoma - Contagem de plaquetas ? 100 × 109/l (? 100.000/?l), a menos que diretamente atribuível ao linfoma - Bilirrubina total ? 1,5 × LSN, a menos que diretamente atribuível à síndrome de Gilbert ou ao linfoma - Alanina aminotransferase e AST ? 3 × LSN, a menos que diretamente atribuível ao linfoma - Depuração de creatinina calculada (CrCL)? 30 ml/min, conforme determinado por Cockcroft-Gault (usando o peso corporal real).

- Homens e/ou mulheres. O uso de contraceptivos por homens ou mulheres deve ser consistente com as regulamentações locais sobre o uso de métodos contraceptivos para participantes em estudos clínicos. (a) Participantes do sexo masculino: Participantes do sexo masculino não esterilizados que pretendem ser sexualmente ativos com uma parceira mulher com potencial para engravidar devem ser cirurgicamente estéreis ou usar um método contraceptivo aceitável (consulte o Anexo G) desde o momento da triagem pela duração total da administração do rituximabe e por 3 meses após a última dose de rituximabe e pela duração total da administração do acalabrutinibe, o que for maior. Os participantes do sexo masculino não devem doar nem armazenar esperma durante esse mesmo período de tempo.

- Capacidade de fornecer o consentimento livre e esclarecido assinado, que inclui aderência às exigências e restrições listadas no TCLE e neste protocolo.

- Disponibilidade e capacidade de participar de todas as avaliações e procedimentos exigidos neste protocolo do estudo, incluindo engolir cápsulas e comprimidos sem dificuldade.

Critérios de Exclusão:

- Conforme avaliado pelo investigador, qualquer evidência de doenças (como doenças sistêmicas severas ou não controladas, incluindo hipertensão não controlada, transplante renal e doenças hemorrágicas ativas) que, na opinião do investigador, tornem indesejável a participação do participante no estudo ou que prejudiquem a aderência ao protocolo.

- Náusea e vômitos refratários, doença gastrointestinal crônica, incapacidade de engolir o produto formulado, restrições gástricas ou cirurgia bariátrica (como desvio gástrico ou obstrução intestinal parcial ou completa), síndrome de má absorção ou ressecção intestinal significativa anterior que impediria a absorção, distribuição, metabolismo ou excreção adequadas do acalabrutinibe.

- Histórico de malignidade anterior ou atual que pudesse afetar a aderência ao protocolo ou a interpretação dos resultados. Possíveis exemplos em que a conformidade ou a interpretação de dados pode não ser afetada poderiam incluir o seguinte, a critério do médico. (a) Carcinoma cutâneo basocelular ou escamocelular tratado de forma curativa ou carcinoma in situ do colo do útero ou carcinoma in situ de próstata a qualquer momento antes do estudo (b) Outros cânceres tratados de forma curativa dos quais o participante está livre de doença por ? 3 anos sem tratamento adicional.

- Estado sorológico que reflete infecção ativa por hepatite B ou C: (a) A sorologia para hepatite incluirá HbsAg, anti-HBs, anti-HBc e anti-HCV. Qualquer participante positivo para anti-HBc e negativo para HbsAg precisará apresentar resultado negativo no PCR para DNA de HBV antes do início da terapia e deve estar disposto a se submeter a esse teste de PCR durante o estudo. Qualquer participante positivo para HbsAg ou positivo no PCR para DNA da hepatite B será excluído. (b) Participantes positivos ou inconclusivos para anti-HCV precisarão apresentar resultado negativo no PCR para RNA do HCV antes do início da terapia. Participantes positivos no PCR para hepatite C serão excluídos.

- Participantes sabidamente positivos para HIV.

- Envolvimento ativo do SNC por linfoma, doença leptomeníngea ou compressão da medula espinhal.

- Qualquer comorbidade ou comprometimento do sistema orgânico classificado com pontuação única no CIRS-G de 4 (excluindo-se os sistemas de órgãos de olhos/ouvidos/nariz/garganta/laringe e a doença em estudo) ou pontuação total no CIRS-G > 6.

- Histórico de LMP confirmada em andamento.

- Doença cardiovascular significativa, como arritmias sintomáticas, insuficiência cardíaca congestiva, ou infarto do miocárdio em até 6 meses antes da triagem, ou qualquer doença cardíaca de classe 3 ou 4, conforme definida pela Classificação funcional da Associação de Cardiologia de Nova York na triagem. Observação: participantes com fibrilação atrial controlada e assintomática têm permissão para serem incluídos no estudo.

- Histórico conhecido de infecção por HIV ou qualquer infecção ativa significativa (por ex., bacteriana, viral ou fúngica; incluindo os participantes com PCR para DNA de CMV). O teste de CMV na triagem deve incluir exames sorológicos para teste de PCR para IgG de CMV, IgM de CMV e DNA de CMV. Os participantes devem ter um resultado negativo no PCR de DNA de CMV na triagem para serem elegíveis para o estudo.

- Histórico de acidente vascular cerebral ou hemorragia intracraniana em até 6 meses antes da primeira dose da intervenção do estudo.

- Histórico de diátese hemorrágica (por ex., hemofilia, doença de von Willebrand).

- Qualquer tratamento antilinfoma concomitante. O uso concomitante de terapia hormonal para quadros clínicos não relacionados ao câncer (por ex., terapia de reposição hormonal) é permitido.

- Procedimento cirúrgico de grande porte (exceto colocação de acesso vascular) ou lesão traumática significativa em até 30 dias da primeira dose da intervenção em estudo ou necessidade prevista de cirurgia importante durante o estudo. Observação: se um participante se submeteu a uma cirurgia de grande porte, deve estar recuperado adequadamente de qualquer toxicidade e/ou complicações decorrentes da intervenção antes da primeira dose da intervenção do estudo.

- Necessidade ou recebendo anticoagulação com varfarina ou antagonistas da vitamina K equivalentes.

- Necessidade de tratamento com inibidor ou indutor potente de CYP3A (consulte o Anexo H). O uso de inibidores potentes de CYP3A em até 1 semana ou indutores potentes de CYP3A em até 3 semanas da primeira dose da intervenção em estudo é proibido.

- Recebeu uma vacina com vírus vivo em até 28 dias da primeira dose da intervenção em estudo.

- Participação em outro estudo clínico com uma intervenção em estudo administrada nos últimos 30 dias ou 5 meias-vidas (o que for mais longo) antes da primeira dose da intervenção em estudo ou da inclusão concomitante em outro estudo clínico terapêutico.

- Participantes com hipersensibilidade conhecida ao acalabrutinibe ou rituximabe ou a qualquer dos excipientes dos produtos ou a inibidores da xantina oxidase ou rasburicase.

- Envolvimento no planejamento e/ou condução do estudo (aplicável aos funcionários da AstraZeneca e/ou no centro de estudo).

- Avaliação pelo investigador de que o participante não deve participar do estudo se for improvável que o participante cumpra procedimentos, restrições e exigências do estudo.

- Doença, quadro clínico ou disfunção de sistema orgânico atual com risco à vida que, na opinião do investigador, poderia comprometer a segurança do participante ou colocar o estudo em risco.

- Histórico de linfoma indolente ou leucemia linfoide crônica/linfoma linfocítico de pequenas células

Objetivo: O objetivo deste estudo é medir a segurança, a tolerabilidade e a eficácia do acalabrutinibe em combinação com rituximabe em participantes idosos e/ou frágeis com LDGCB sem tratamento prévio que, de outra forma, são inadequados para tratamentos CIT de primeira linha padrão.

Dados do Centro Coordenador

Nome do Centro Coordenador: SOCIEDADE BENEF ISRAELITABRAS HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

Pesquisador Responsável do Centro Coordenador: Guilherme Perini

Nome do Contato no Centro Coordenador: Guilherme Perini

Cidade/Estado do Centro Coordenador: São Paulo/SP

Email de Contato do Centro Coordenador: guilherme.perini@einstein.br

Telefone de Contato do Centro Coordenador: (11) 3375-8066

Celular/WhatsApp de Contato do Centro Coordenador:

Dados dos Centros Participantes



Nome do Centro Participante: SANTA CASA DE MISERICORDIA DE BELO HORIZONTE

Pesquisador Responsável do Centro Participante: Milene Abdo Lacerda Hosth Matedi Conhalato

Nome do Contato no Centro Participante: Mylena Lopes de Assunção

Cidade/Estado do Centro Participante: Belo Horizonte/MG

Email de Contato do Centro Participante: participantesdepesquisa@santacasabh.org.br

Telefone de Contato do Centro Participante: (31) 3238-8301

Celular/WhatsApp de Contato do Centro Participante: (31) 98210-6569

Caso seu centro esteja ativo e não esteja na lista de centros participantes, favor enviar e-mail para: verena.pfister@abhh.org.br.

Identificação do Estudo na Plataforma Brasil (CAAE): 77784624.7.2010.5138

Link no Clinical Trials: Sem link

Data de Finalização de Seleção de Pacientes::
01/07/2025

Caso seja paciente e tenha interesse em participar desse estudo, fale com seu médico. Ele é a pessoa indicada para entrar em contato com os centros de pesquisa e informar o seu interesse, além de cuidar da documentação necessária para encaminhamento do seu caso.