Primeiro dia do 1º Simpósio Brasileiro de Fluxo celebra patrono do GBCFLUX; palestras internacionais integram a programação

Começou hoje, 16, o 1º Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo, em comemoração aos 10 anos do Grupo Brasileiro de Citometria de Fluxo (GBCFlux). Realizado online, o evento apresenta uma grade científica elaborada e densa, explorando o diagnóstico de doenças onco-hematológicas e doenças não neoplásicas, como as imunodeficiências congênitas e adquirida, além da infecção pelo vírus da atual pandemia, o SARS-CoV-2.

Tivemos nesse primeiro dia, 511 participantes de 16 países e muita interação no chat ao vivo com os palestrantes após as aulas. Entre simpósios, conferências e mesas-redondas, tivemos 12 palestras com destaque para as mesas-redondas “Avanços da Citometria de Fluxo na Leucemia Linfoblástica Aguda” e “Avanços da Citometria de Fluxo nas Neoplasias Mieloides”, que contou com a participação do Dr. Francis Lacombe, direto de Bordeaux, na França. para a conferência magna “Avanços da Citometria de Fluxo no diagnóstico das neoplasias hematológicas”, com o Dr. Alberto Orfao, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ponto alto do dia, a homenagem ao Dr. Alberto Orfao foi exaltado como uma sumidade em citometria de fluxo que respaldou o GBCFLUX, desde o início, sendo fundamental para que o grupo completasse sua primeira década de existência. “Dr. Orfao, nosso patrono, foi o professor de todos nós”, afirmou a Dra. Mihoko Yamamoto, uma das organizadoras do evento. A Dra. Sílvia Inês iniciou o tributo, passando a palavra ao homenageado que emocionou as organizadoras do GBCFLUX, também participantes da sessão.

Para finalizar, a tarde seguiu com a mesa-redonda que contou com palestra do Dr. Eduardo Rego, “Diagnóstico e classificação das LMAs”; Dr. Francis Lacombe, “LMA- DRM em sangue periférico por Citometria de Fluxo”; e Dra. Maura Ikoma-Colturato, “Caso clínico LMA: Infecção aguda no pós-transplante simulando recaída de LMA”. O tempo foi pouco para responder todas as perguntas enviadas pelos participantes.

A conferência do Dr. Hélio Dutra, “Quantificação de CD34 por CF: estratégia de análise e controle de qualidade” encerrou a programação do GBCFLUX no primeiro dia do Simpósio. A grade contemplou também as palestras corporativas.
Se você perdeu o primeiro ou não conseguiu ver todas as aulas, acompanhe o dia intercâmbio científico neste sábado.

Inscreva-se e acompanhe o segundo dia do evento.

Acesse o Instagram da ABHH e confira a cobertura: @abhhoficial