Especialistas que integram grupos de estudos e discussão disponibilizam troca de experiência e casos em aulas promovidas entre os dias 24 e 25 de junho, na capital paulista

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), promoverá no mês de junho, dois encontros de atualização aos profissionais da especialidade e que atuam em áreas correlacionadas. Dia 24 de junho, será realizado o VII Encontro do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro, promovido pelo Comitê de mesmo nome e dia 25, o III Encontro do Comitê de Síndromes Mielodisplásicas (SMD), no Blue Tree Premium Morumbi – Av. Roque Petroni Junior, 1000, São Paulo. Para inscrições e mais informações, acesse: http://abhheventos.com.br/globulosesmd/.

No tema de glóbulos vermelho e ferro, dia 24, os destaques das aulas são: diagnóstico diferencial das Anemias, Deficiência de Ferro, Tratamento da HPN, Doença Falciforme, com foco em Distúrbios da Função Renal, Acidente Vascular Encefálico e do Infarto Silencioso, Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas, com moderação de Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo (USP e membro do Conselho Deliberativo Vitalício da ABHH),  na mesa-redonda sobre Homeostase do Ferro / Anemia.

A SMD, cuja abordagem será dia 25, está no grupo e doenças onco-hematológicas mais frequentes nos indivíduos com idade superior a 60 anos e é bastante heterogênea em apresentação e fisiopatologia, sendo, por isso, um dos temas sobre o que mais se estuda e publica na hematologia. “O diagnóstico, na maioria dos casos, é um desafio e a decisão do tratamento exige uma abordagem cuidadosa do prognóstico e dos fatores de risco de evolução para leucemia aguda”, ressalta Silvia Magalhães, coordenadora do Comitê de Sindrome Mielpdisplásica e diretora de comunicação da ABHH.

A terceira edição do encontro sobre SMD, promovido pelo Comitê da ABHH, é uma excelente oportunidade para revisão e atualização sobre o tema: as novas classificações, o maior conhecimento sobre a fisiopatologia, os novos marcadores, um bom exercício de diagnóstico e uma revisão ampla sobre o tratamento baseado em casos clínicos da vida real.