Organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) o VI Encontro do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da entidade acontecerá nos dias 4 a 6 de setembro de 2014, em São Paulo (SP). Simultaneamente haverá o Curso da Escola Brasileira de Hematologia (EBH). Em sua 21ª edição, a atividade abordará “Falência Medular e Síndromes Mielodisplásicas” como tema central.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional e científico de seus participantes, as atividades serão norteadas pela abordagem de aspectos referentes ao campo diagnóstico e terapêutico, sobre os grandes temas que compõem a grade programática: anemias, falência medular e hemoglobinúria paroxística noturna (PNH, na sigla em inglês).

Direcionado a hematologistas, hemoterapeutas e profissionais de áreas relacionadas à especialidade, o encontro promove a troca de experiências e contribui para o estabelecimento de estudos multicêntricos entre as instituições presentes.

Esta é a primeira vez que as atividades são realizadas concomitantemente. O Encontro Anual do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da ABHH acontece a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2012, na cidade de São Paulo, e reuniu aproximadamente 150 participantes, entre hematologistas, estudantes e profissionais de áreas correlatas. Já o curso de falência medular e síndromes mielodisplásicas tem como vertentes o diagnóstico, patogênese, classificação, estratificação de risco, novos marcadores moleculares e opções terapêuticas, além do manuseio da hemossiderose transfusional.

Informações, programação e inscrições acesse http://abhheventos.com.br/globulosfmsmd2014/