ABHH explica:

A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ou adquirida, caracterizada pela ausência de várias proteínas no sangue responsáveis pelo processo de coagulação. Os pacientes com hemofilia podem ser atingidos desde a primeira infância, o que causa danos no aparelho locomotor (artrose, deformidades e dor nas juntas), compromete a qualidade de vida do portador e produz impacto social na vida do paciente.

Há dois tipos de hemofilia: A, caracterizada pela deficiência de fator de coagulação VIII e B,  caracterizada pela ausência de fator IX. Existe ainda uma terceira doença hemorrágica hereditária caracterizada por alterações no fator de von Willebrand (doença de von Willebrand).

Dentre estes três tipos de doenças, a hemofilia A é de três a quatro vezes mais incidente do que a tipo B, enquanto a de von Willebrand, embora subdiagnosticada no Brasil, atinge 1% da população mundial.

Recorde: Confira mais informações referentes às políticas públicas em coagulopatias na reportagem “Prazer, portador de hemofilia”, publicada na Hemo em revista nº 15 (2011). Acesse aqui.