Assuntos regulatórios e agentes transmissíveis por transfusão deram início ao segundo dia de apresentações do 7ª Jornada Brasileira de Hemoterapia. O gerente de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), João Batista Silva Junior iniciou sua apresentação – Os aspectos regulatórios em sangue, tecidos e células no Brasil – lembrando que os reguladores não podem perder de vista o objetivo final de oferecer produtos e serviços de qualidade para a população brasileira.

De acordo com gerente da Anvisa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os produtos e serviços relacionados ao sangue sejam de alta vigilância e, portanto, precisam de mecanismos regulatórios eficientes. Ele destacou dois pontos importantes da atuação da Anvisa de trabalhar para que se diminua a assimetria da informação em toda a sociedade e dirimir as externalidades negativas, isto é, os riscos inerentes ao processo que envolve produtos e serviços desse contexto.

Na sequência, a coordenadora Médica do Hemocentro de Ribeirão Preto, Maria Eugênia Amorim Ubiali falou sobre Novos agentes transmissíveis por transfusão. Ao falar sobre o significado de uma doença emergente, ela destacou que trata-se de uma doença nova, re-emergente ou resistente a droga cuja incidência em humanos tenha aumentado nas duas últimas décadas ou ameace aumentar em um futuro próximo. Nesse contexto, segundo Maria Eugênia, “para oferecer risco ao sangue a infecção deve ter um período assintomático com o agente já presente no sangue, ser transmissível pela via IV e causar doença sintomática em alguns ou em todos os receptores.”

Confira a seguir alguns itens que configuram e estão relacionados ao risco transfusional:  – Duração do período assintomático – Patogenicidade do agente – Frequência da infecção – Gravidade da doença – Quantidade de transfusões – Existência de tratamento – Impactos sociais da doença Durante a 7ª Jornada a gerente médica do Hemocentro de Ribeirão Preto falou também sobre Contaminação bacteriana: situação atual Cuidados imunohematológicos pré-transfusionais.  

Confira a galeria de imagens da 7ª Jornada Brasileira de Hemoterapia no Facebook da ABHH.