A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai usar 4 milhões de mensagens de SMS para incentivar a população a doar sangue e, assim, garantir os estoques de bolsas nos hospitais públicos durante as festas de final de ano e período de férias. A campanha começa nesta segunda-feira, 9 de dezembro, em parceria com a operadora de telefonia móvel Claro.
Até 15 de janeiro serão enviadas, diariamente, cerca de 400 mil torpedos aos usuários da operadora em todo o Estado para conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue e convocá-los a colaborarem com o aumento dos estoques nesta época do ano, quando costuma haver redução média de 30% no número de doações.
Além disso, no dia 13 de dezembro, será lançada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo a campanha “Nós não podemos contar com o Papai Noel. Seja presente neste Natal. Doe Sangue” que segue até o dia 15 de janeiro em todo o Estado.
Os folders da campanha, que conta ainda com o apoio da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, serão afixados em cerca de 5 mil ônibus, espalhados pelo Estado, e em diferentes estações de metrô da capital. O vídeo da campanha também será veiculado durante a programação das TVs dos ônibus e metrôs.
“A doação de sangue neste período do ano é fundamental para evitar a queda nos estoques justamente no período em que há uma diminuição no número de doações, mas aumenta o número de acidentes e de pessoas que precisam de transfusão em cirurgias emergenciais, diz Dante Langhi, coordenador da Hemorrede da Secretaria.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.
A lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado está disponível para acesso pelo site http://www.saude.sp.gov.br/doesangue.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711