Em parceria com a ABHH, a biofarmacêutica global Bristol-Myers Squibb lançou a primeira edição do Prêmio de Incentivo à Aderência ao Tratamento da Leucemia Mieloide Crônica, no dia 17 de maio, durante o evento Leukemia Experts Meeting. Sob o tema Aderência ao Tratamento da LMC – Uma Responsabilidade Compartilhada, a iniciativa é voltada à ONGs, instituições de saúde, fundações e clínicas públicas e privadas que desenvolvam trabalhos ou possuam programas e projetos de aderência ao tratamento da LMC e estejam inscritas no Cadastro Nacional de Pesquisas Jurídicas (CNPJ) em território nacional.

Segundo o diretor científico da ABHH, Carmino Antonio de Souza, o prêmio está ligado a uma das mais importantes ações compreendidas no trato da LMC, que é a manutenção da aderência à terapêutica (compliance). “A iniciativa é uma forma de promover que os grupos de trabalho compartilhem suas experiências no campo da aderência à terapêutica dos inibidores de tirosinaquinase”, afirma.

Ele ressalta ainda que um dos desafios na garantia de êxito no tratamento de doenças crônicas, como diabetes, é a aderência, e na LMC este cenário não é diferente. Souza explica que, com os inibidores de tirosinaquinase, o paciente viverá por toda a vida com uma doença crônica, em vez de fatal, se tiver acesso ao tratamento adequado, como um doente com diabetes que usa a melhor insulina.

“Estudos ingleses provenientes tem mostrado que perder a aderência é um caminho mais curto para a progressão da doença ou sua alteração de quadro para uma fase mais acelerada da LMC”, ressalta.

Os interessados em concorrer ao prêmio podem submeter seus trabalhos até o dia 1º de setembro de 2014. A premiação será realizada durante o Hemo 2014, que acontece em Florianópolis, entre os dias 6 e 9 de novembro.

Consulte o regulamento e inscreva-se!