A ABHH passou a integrar uma campanha em defesa da inclusão do sangue e hemácias na “Model List of Essential Medicines (EML)”, a lista de medicamentos (terapêuticas) consideradas essenciais à saúde da humanidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa foi idealizada pela AABB, anteriormente denominada American Association of Blood Banks, em conjunto com a Cruz Vermelha Norte-Americana e a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT).

Segundo carta emitida pela AABB, o ingresso do sangue e dos glóbulos vermelhos na EML está alinhado à prerrogativa da OMS de garantir segurança, disponibilidade e qualidade dos produtos sanguíneos, conforme definido pela Resolução WHA 63 – item 12, estabelecida durante Assembleia realizada no ano de 2010, em Genebra.

Em documento encaminhado ao departamento de seleção de elementos essenciais da medicina da OMS, em dezembro de 2012, foram apresentadas justificativas em prol da inclusão do sangue na EML. (confira documento). Dentre os aspectos favoráveis à inserção está o fato de a medida promover a conscientização da necessidade de sangue em todos os países e do papel do sangue na proteção da saúde pública, em especial, nos países do terceiro mundo.

Juntas, as entidades apresentaram agora o pedido à OMS em uma carta, na qual a ABHH endossará também a solicitação.