A ABHH esteve presente em diferentes reportagens da grande imprensa brasileira na primeira quinzena de janeiro. A entidade repercutiu junto à Agência Brasil os impactos da inclusão do rituximabe como opção terapêutica aos pacientes com linfoma folicular tratados via SUS; A entidade também participou de reportagens veiculadas no Jornal da Record, da Rede Record, e no Jornal da Manhã, do SBT (foto) sobre o desabastecimento de fármacos no Brasil. Em ambas ocasiões o diretor da ABHH, Carlos Chiattone, representou a Associação e declarou que, apesar de terem eficácia comprovada mundialmente, muitos medicamentos ainda não estão acessíveis a pacientes oncohematológicos da rede pública de saúde e até mesmo no País por não terem tido o registro aprovado no Brasil.

A revista Onco&, especializada em oncologia e com circulação nacional, publicou a cobertura do 55th ASH Annual Meeting and Exposition na edição janeiro/fevereiro de 2014. A editora e repórter, Valéria Hartt, esteve no encontro e conversou com diretores e membros da ABHH. Na mesma edição, o vice-diretor de Relações Internacionais, Carlos Chiattone, teve seu artigo “Horizontes Terapêuticos da Leucemia Linfocítica Crônica” publicado, no qual apresentou as discussões, avanços e desafios nesta campo, repercutidos durante o Hemo 2013 e também no 55th ASH Annual Meeting and Exposition. Confira: http://revistaonco.com.br/edicao-virtual

Além destas matérias, a jornalista especial da Folha de S. Paulo, Cláudia Collucci, trouxe à reflexão a abordagem promovida pelos serviços que oferecem congelamento do sangue de cordão umbilical para fins privados. Em sua coluna semanal “É inútil guardar célula-tronco em bancos privados de cordão”, ela discorre sobre a ausência de benefícios em guardar o material coletado na ocasião do nascimento das crianças com o objetivo de assegurar a manutenção da saúde em longo prazo. A repórter cita o posicionamento da ABHH, emitido em nota oficial, no qual a entidade defende que o “sangue de cordão umbilical não é um seguro de vida”.

123

Foto: Carlos Chiattone – Jornal da Manhã (SBT)