1Princípios básicos de imunologia, diagnóstico laboratorial, bacteriologia, virologia, micologia e parasitologia em nova edição de Microbiologia Médica, lançada no Brasil pela Elsevier

A África Ocidental enfrenta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o maior surto do vírus ebola registrado desde 1976, quando a doença foi descoberta. Por trás da epidemia de febre hemorrágica e dos números crescentes de pessoas afetadas, mortos e extensão geográfica, estão os agentes infecciosos que causam a enfermidade. A microbiologia, que estuda os microrganismos, entre eles bactérias, fungos e vírus,atua neste cenário como ciência indispensável na descoberta do diagnóstico e tratamento do paciente infectado.

Com o objetivo de estudar e aprofundar os conhecimentos sobre a microbiologia, os professores Patrick R. Murray, Ken S. Rosenthal eMichael A. Pfaller, respectivamente das universidades de Maryland, do Nordeste de Ohio e de Iowa lançam a 7ª edição de Microbiologia Médica, publicado no Brasil pela Editora Elsevier.

A obra pretende mostrar que a microbiologia vai além das memorizações de taxionomias (campo da biolologia que estuda, escreve e classifica todos os organismos em grupos e ordena a aprendizagem deles) e que elas podem ser facilitadas quando os médicos entendem que agentes infecciosos causam quais doenças, por que, em que situações e quem tem maior propensão. O livro analisa também casos clínicos para ilustrara epidemiologia, o diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, etiologia, epidemiologia, defesas do hospedeiro, identificação, prevenção e controle para cada microorganismo

A sétima edição do livro inclui, além da reorganização dos capítulos, uma introdução geral à microbiologia e as técnicas utilizadas por microbiologistas e imunologistas. As células e os tecidos imunes, entre eles leucócitos e linfócitos, são apresentados, seguidos por um capítulo sobre imunidade inata (defesa contra os micróbios), além de material atualizado sobre imunidade antígeno-específica (provocada por agressor), imunidade antimicrobiana (produzidas nas superfíceis epiteliais) e vacinas.

Bactérias, vírus, fungos e parasitas também tiveram as suas seções reorganizadas. Em todos os capítulos os autores apresentam bases científicas relevantes, resumos de doenças microbianas e descrição dos micróbios propriamente ditos. Quadros, tabelas e fotografias clínicas ajudam a resumir essas informações de casos clínicos e no StudentConsult(www.studentconsult.com.br) há material adicional em português.

Trechos disponíveis para download gratuito: http://issuu.com/elsevier_saude/docs/murray_e-sample_e89fe58eb68f60