Programação de anemias do Hemo 2014 será voltada ao diagnóstico

Novas alternativas para tratamento de anemia aplástica serão apresentadas aos participantes do Hemo 2014. A Comissão Científica de Anemias promoverá ainda discussões sobre os efeitos antiinflamatórios da hidroxiureia na anemia falciforme; hepcidina: regulação e hematopoese; uso de ferro parenteral; e distúrbios do sono e anemia falciforme.

Com a participação internacional de Mohandas Narla, dos Estados Unidos, Lucio Luzzatto, da Itália, e Chaim Hershko, de Israel, a grade científica de anemias dedicará atenção especial ao diagnóstico, principalmente da porfiria, anemia de grande dificuldade diagnóstica. Haverá também uma sessão sobre gravidez na anemia falciforme, com a experiência de importantes centros brasileiros.

Pela primeira vez, a sessão Como eu Trato sobre anemias será presidida por um convidado internacional. Nos anos anteriores, esta palestra era ministrada apenas por conferencistas brasileiros. Chaim Hershko irá discorrer sobre o tratamento de anemias carenciais, tema importante na prática diária do hematologista.

Para Maria Stella Figueiredo, umas das coordenadoras da Comissão Científica de Anemias, a aproximação entre especialistas nacionais e internacionais é fundamental para o aprimoramento dos hematologistas brasileiros, não só na questão de atualização do tratamento das diferentes doenças, mas também na parceria e incentivo à pesquisa.

Além de Maria Stella, Aderson da Silva Araújo, Clarisse Lopes de Castro Lobo, Fernando Ferreira Costa, Ana Cristina Silva Pinto, Rodolfo Delfini Cançado, Sandra Fátima Menosi Gualandro e Sara Teresinha Olalla Saad, também compõem a Comissão Científica.

Acompanhe o site e redes sociais da ABHH! Em breve divulgaremos destaques de outros temas da programação científica do Hemo 2014.