Padronizar condutas diagnósticas e terapêuticas na área de hematologia e hemoterapia pediátrica e reforçar os protocolos de condutas já estabelecidos pelo Ministério da Saúde: estes são os principais objetivos do I Encontro do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da ABHH, que será realizado na capital paulista, nos dias 28 e 29 de junho.

Diante da necessidade de integrar as áreas clínica e laboratorial, a organização do Encontro promoverá ainda um programa educacional de Introdução à Citologia Hematológica: principais desafios no estudo da medula óssea e sangue periférico, para 30 participantes. Segundo a coordenadora do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da ABHH e do Encontro, Sandra Loggetto, o programa educacional visa a incentivar hematologistas pediátricos a se tornarem profissionais integrais.

De acordo com Sandra, a organização quis inovar e fugir da programação tradicional de encontros científicos, que se resume à atualização sobre os temas apresentados. Segundo ela, serão formulados protocolos de condutas durante o encontro, com base nas apresentações teóricas e discussões de casos clínicos. “Os encontros científicos da especialidade apresentam o que há de mais moderno sobre determinada patologia, mas não oferecem uma sugestão de conduta diagnóstica e/ou terapêutica que possa ser adotada”, pontua. Em relação à doença falciforme, por exemplo, já existem dois protocolos no Ministério da Saúde que serão reforçados durante o Encontro. “Queremos oferecer a possibilidade de que, ao final do evento, os hematologistas pediátricos presentes tenham acesso aos protocolos já definidos”, conclui Sandra.

As inscrições online para o I Encontro do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da ABHH estarão disponíveis no site http://abhheventos.com.br/pediatria2013/ até 3 de junho.

Aproveite para acessar também informações sobre o II Encontro do Comitê de Síndromes Mielodisplásicas da ABHH, no site http://abhheventos.com.br/smd2013/