Blincyto (blinatumomabe) – um anticorpo monoclonal bispecífico ativador de células T (tecnologia BiTE) produzido pelo laboratório Amgen – foi aprovado em Abril de 2017 para o tratamento de adultos com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de linhagem B recidivada ou refratária, com cromossomo Philadelphia negativo.

Na última 2ª feira – 29 de Janeiro de 2018 – recebeu a aprovação da ANVISA para o tratamento dos pacientes que possuem o cromossomo Philadelphia positivo.

Cerca de 25% dos pacientes adultos com LLA apresentam essa anormalidade genética conhecida como “cromossomo Philadelphia”, que caracteriza uma doença mais agressiva e de pior prognóstico. Esse defeito genético resulta em um gene responsável pela produção de uma proteína que, por sua vez,origina uma enzima com atividade de tirosina-quinase. Com essa aprovação, o medicamento poderá ser utilizado, portanto, para o tratamento de adultos com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de linhagem B recidivada ou refratária, independente do status do cromossomo Philadelphia.