O secretário de Saúde da Prefeitura de Campinas, Carmino Antonio de Souza, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin como membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A nomeação foi publicada na edição de hoje (terça-feira, 06/10) do Diário Oficial do Estado.
O mandato é de seis anos. Carmino vai ocupar a vaga do advogado Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras, cujo mandato chegou ao fim. “É uma enorme honra e uma enorme responsabilidade. É o topo da minha carreira de professor universitário”, disse o secretário.
O Conselho Superior da Fapesp é formado por 12 integrantes. Cabe ao órgão a orientação geral da fundação e tomar as decisões maiores de suas políticas científica, administrativa e patrimonial.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, disse ter ficado orgulhoso com a nomeação do secretário. “Carmino é uma referência na área médica. É um orgulho para todos nós, de Campinas, que ele passe a integrar o Conselho Superior de um órgão tão respeitado como a Fapesp”, afirmou.
Carmino é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem doutorado e livre-docência pela Unicamp e pós-doutorado no Departamento de Hematologia da Universidade de Genova, na Itália. Publicou cerca de 150 trabalhos no Brasil e 100 no exterior. Tem 15 capítulos de livros publicados.
Foi secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo entre 1993 e 1994. Criou o Hemocentro de Campinas, na Unicamp, e o Programa Estadual de Sangue. É presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.  Carmino continua respondendo pela Secretaria de Saúde de Campinas.

Fonte: Campinas.sp.gov.br