Comissão de Assessoramento Técnico às Talassemias reuniu-se entre os dias 1 e 2 de julho, em Brasília

A primeira reunião da Comissão de Assessoramento Técnico às Talassemias (CAT-Talassemias) foi realizada entre os dias 1 e 2 de julho, em Brasília (DF), com a participação de membros do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da ABHH.

Diante da necessidade de implantação e implementação de ações que promovam a assistência hematológica e hemoterápica às pessoas com talassemias, a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (CGSH/DAE/SAS/MS), instituiu a CAT-Talassemias, no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (SINASAN), por meio da Portaria GM/MS nº 2.612, de 19 de novembro de 2012 e a da Portaria SAS/MS nº 45, de 22 de janeiro de 2013, que nomina os membros dessa Comissão.

A CAT-Talassemias tem como principais objetivos contribuir e assessorar tecnicamente a CGSH na formulação de uma política nacional de atenção às pessoas com talassemias e na execução das ações e atividades definidas no Planejamento Estratégico da CGSH; elaborar pareceres, recomendações, manuais, protocolos, diretrizes clínicas, condutas e rotinas que deem sustentabilidade, segurança e resolutividade ao desenvolvimento das ações de atenção às pessoas com talassemais; além de instituir grupos de trabalho para o desenvolvimento de atividades específicas relacionadas ao cumprimento de suas finalidades.

A CAT-Talassemias tem como coordenadora Silma Melo, consultora técnica da CGSH, e é composta por representantes da área de hematologia clínica e hemoterápica com ênfase em talassemias, com atividades desenvolvidas em serviços do SUS, e por representante dos usuários. Sandra Regina Loggetto e Mônica Pinheiro de Almeida Veríssimo, membros do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da ABHH, foram convidadas para participar da Comissão. Elas estão confiantes de que esse importante passo do Ministério da Saúde permitirá a padronização do diagnóstico e tratamento da talassemia em todo o País, resultando em benefícios aos maiores interessados: as pessoas com essa doença.

Na ocasião, o coordenador da CGSH, Guilherme Genovez, agradeceu a presença e disponibilidade da Comissão para colaborar com esse nobre e valoroso trabalho e fez um apanhado sobre as reivindicações que a presidente da Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA), Merula Steagall, vem fazendo ao longo desses últimos anos ao Ministério da Saúde. Genovez lembrou ainda da primeira reunião com membros da ABRASTA, no HEMO/2007, em São Paulo, mesmo antes de assumir o cargo na CGSH, que só foi efetivado em março de 2008.

Dentre alguns encaminhamentos, destacam-se a elaboração e publicação do Cartão de Identificação da Pessoa com Talassemia, com previsão de lançamento no Simpósio de Talassemia, que acontecerá no dia 9 de novembro, durante o HEMO/2013, em Brasília (DF), e o Protocolo Clínico para o Tratamento, previsto para ser lançado em 8 de maio de 2014, no Dia Internacional das Talassemias.