Com objetivo de discutir a hierarquização da tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e estratégias relacionadas ao assunto, a Associação Médica Brasileira (AMB), irá reunir no dia 21 de fevereiro, na sede da entidade, em São Paulo, as diretorias de defesa profissional das sociedades de especialidades. A ABHH será representada na ocasião por José Francisco Comenalli Marques Jr., diretor de defesa de classe da Associação.

Segundo ele, a expectativa desse encontro é continuar a aproximar cada vez mais a trilogia CBHPM, a tabela TISS (que nomina os procedimentos médicos no país) e o rol de procedimentos da ANS (que obriga os planos e seguros de saúde a custear os procedimentos e honorários). “Hoje, estas tabelas apresentam muitas diferenças. É preciso adequar a legislação, os honorários e as obrigações e respeito entre as diversas esferas, isto é, planos de saúde, governo e médicos”, relatou.

Estas “diferenças”, impactam no âmbito da prática diária da Hematologia e Hemoterapia, principalmente nos quesitos de novos procedimentos ou nos que implicam em maior segurança transfusional e sobrevida e qualidade de vida aos pacientes hematológicos, tanto portadores de leucemias, linfomas, mielomas, como nas doenças genéticas como a talassemia, anemia falciforme, hemofilias, etc, no campo da saúde complementar.