No primeiro dia do Congresso Brasileiro de Hematologia e Terapia Celular (Hemo), promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes com Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas reuniu seis entidades de pacientes para debater o tema juntamente com os Drs. Carlos Chiattone, Angelo Maiolino e Renato Cunha, que integraram o painel “Direitos dos Pacientes e Dificuldades de Acesso ao Tratamento: Como Médicos e Pacientes Podem Colaborar”.
“O fórum foi muito produtivo com a participação de vários representantes entre pacientes e médicos e também toda a sociedade civil”, disse o coordenador do Comitê de Equidade da ABHH, Renato Cunha. “Entendemos que precisamos ter um melhor constantemente um melhor entendimento sobre o funcionamento da Conitec e das incorporações em geral. Vivemos em um ambiente democrático e precisamos adequar processos para melhorar as práticas de incorporações”, completou.
Durante a programação, o advogado Tiago Farina Matos enfatizou a importância da integração entre as associações de pacientes e as sociedades médicas na luta pelo acesso adequado aos tratamentos. “Não podemos conviver com diferentes castas de acesso ou seja com diferentes níveis de acesso dentro do próprio SUS e da medicina suplementar” destacou o Dr. Tiago.