O congresso Todos Juntos Contra o Câncer, fomentado pela Abrale, reuniu mais de 2 mil pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo, para discutir políticas públicas no tratamento do câncer nas mais diferentes esferas e abordagens em torno da prevenção, acesso rápido ao diagnóstico e tratamento adequado universal.

Entre as atividades oferecidas, como palestras, treinamentos, sessões de networking e estandes de entidades que trabalham com portadores e da doença, foi apresentado o Observatório de Oncologia, iniciativa global inédita, colaborativa, gratuita e dinâmica, com a proposta de levantar e cruzar dados oficiais para políticas públicas, monitorar e compartilhar números sobre todos os tipos de câncer. “O desafio, agora, é continuar o engajamento, motivar a sensação do compartilhar o que está sendo feito pelos parceiros”, afirma a presidente da Abrale, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, diretora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Merula Steagall.

Todas as palestras e discussões serão disponibilizadas no site do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer – www.todosjuntoscontraocancer.com.br – para estimular a troca de informações entre os participantes e demais entidades que não puderam comparecer.

A ABHH, apoiadora do congresso, incentiva esse tipo de ação que auxilia pacientes, médicos e entidades a terem mais conhecimento não só sobre doenças que acometem a população, mas que incentivam a melhoria de tratamentos e medicamentos para que todo cidadão tenha um acesso a um sistema de saúde de qualidade, conforme assegurado pela Constituição.