Mais uma vez o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo) foi um sucesso de público. Entre os dias 7 e 10 de novembro, Brasília (DF) sediou o maior evento da especialidade na América Latina e o terceiro maior do mundo ocidental. Presidido por Roberto Passetto Falcão, o encontro reuniu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães 4.100 congressistas e 417 conferencistas (362 do Brasil e 55 do exterior).

Além das atividades educacionais e científicas, tradicionais nos congressos da ABHH, a entidade encabeçou uma campanha em defesa da normatização e regulamentação do teste NAT no Brasil. Denominada “’Transfusão, só com NAT!” a ação, que havia sido iniciada antes mesmo do Hemo, foi fortemente difundida no encontro, tanto por meio de cartazes, quanto no uniforme de toda a equipe de colaboradores do evento e, também, em debates promovidos nas mesas redondas com especialistas.

Em resposta a esta e outras ações capitaneadas pela ABHH junto às esferas governamentais e de conscientização ao longo de mais de uma década, foi anunciada na noite da solenidade de abertura do encontro aos participantes que, finalmente, seria instituída a obrigatoriedade de um teste rápido, seguro e abrangente em todas as transfusões de sangue realizadas no Brasil, o teste NAT.

A notícia partiu do coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez.  Dias depois, em 12 de novembro, a Portaria nº 2.712/2013 foi assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) no dia seguinte (13/12), a matéria entrará em vigor 90 dias a partir desta data.

Na ocasião da assinatura representaram a ABHH o presidente, Carmino Antonio de Souza, e o diretor de defesa de classe, José Francisco Comenalli Marques Jr..

NAT e a grande imprensa 

A iminente assinatura da portaria ganhou repercussão exclusiva em reportagens publicadas em 12 de novembro nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, os primeiros a noticiarem o desdobramento a tanto aguardado. Ambos veículos, especialmente, tem acompanhado o assunto ano a ano. Foram porta-vozes da Associação o presidente, Carmino Antonio de Souza, o vice-presidente, Dimas Tadeu Covas, e os diretores Dante Langhi Jr. e José Francisco Comenalli Marques Jr..

Também no dia 12 ocorreu a coletiva à imprensa convocada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, para esclarecer as normas e regulamentos da portaria que, além da instituição do NAT, prevê o aumento da faixa etária de doação de sangue de 67 anos para 69 anos. Após o comunicado do Ministro Padilha o presidente da ABHH, Carmino de Souza, esclareceu aos repórteres presentes sobre os impactos no que cabe à segurança transfusional.

O Estado de São Paulo - 12/11/13

O Estado de São Paulo – 12/11/13

Folha de São Paulo -  12/11/13

Folha de São Paulo – 12/11/13

Nova diretoria eleita

Outro fato marcante no Hemo 2013 foi a escolha da segunda diretoria eleita na história da fundação da ABHH, entidade resultante da fusão entre as extintas Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) e o Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH).

Outro fato marcante no Hemo 2013 foi a escolha da segunda diretoria eleita na história da fundação da ABHH, entidade resultante da fusão entre as extintas Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) e o Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH).

Assume a presidência da entidade Dimas Tadeu Covas e, como vice, Hélio Moraes de Souza (conheça os dirigentes por cargos). Os representantes, que foram escolhidos por unanimidade na noite de 10 de novembro, em Assembleia Geral Ordinária (AGO), sendo iniciado o exercício de suas funções junto à Associação a partir de 1º de janeiro de 2014.

Educação & Ciência

No primeiro dia de encontro foi realizado o programa educacional, que será todo centrado na discussão de casos clínicos nas áreas de hematologia pediátrica, hemostasia, onco-hematologia, anemias e citometria de fluxo, num total de 11 sessões.

Pela primeira vez o Hemo recebeu o Simpósio Internacional da American Society of Gene and Cell Therapy (ASGT). Também inédito o congresso abarcou o encontro ISBT Academy Day – Immunohematologia, que apresentará um programa de doadores raros.

Segundo a coordenadora deste encontro, a hematologista e membro da Associação, Lilian Castillho, o objetivo é buscar meios de se estabelecer uma política nacional de busca de doadores raros e fomentar estudos nacionais neste campo. “Acreditamos que seja isto seja possível por meio de um modelo efetivo de rastreamento destes tipos de doadores será possível atender às necessidades transfusionais de pacientes com anticorpos contra antígenos de alta frequência ou com múltiplos anticorpos”, relatou.

Nos dias subsequentes foram realizadas 50 conferências, 43 mesas-redondas, 8 sessões de “Como Eu Trato”, uma sessão plenária com apresentação dos melhores trabalhos do Congresso, 8 eventos multidisciplinares e diversos simpósios corporativos.

Lançamento do Programa ABHH/AABB para Serviços de Terapia Celular

No dia 8 de novembro a ABHH, em parceria com a AABB, lançaram à comunidade o Programa de Acreditação ABHH/AABB para Serviços de Terapia Celular. Pioneiro no País, o programa de acreditação de serviços de TC da ABHH/AABB visa contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento dos centros de terapia celular. De acordo com o diretor de padrões, políticas e desenvolvimento global da AABB, Eduardo Nunes, esta expansão proporcionará a padronização de um produto que pode ser altamente variável, além de imprimir centros de terapia interessados a garantia da qualidade e segurança aos seus pacientes.

A cobertura completa do Hemo 2013 pode ser conferida na edição nº. 26 de Hemo em Revista, a ser publicada em dezembro de 2013.