Desabastecimento temporário de Alkeran Injetável para pacientes em tratamento de mieloma múltiplo

Em nota enviada à ABHH na última semana, a Aspen Pharma do Brasil informou ter comunicado à Anvisa quanto ao desabastecimento temporário de Alkeran injetável, nome comercial da droga melfalano, imprescindível para pacientes em tratamento de mieloma múltiplo, que precisam ser submetidos ao transplante autólogo de medula óssea, sem alternativas que o substituam. Assim, sem o medicamento, o transplante não pode ser realizado.

Ainda sobre a indisponibilidade, a Aspen Pharma também informou que, inicialmente, havia a previsão de recebimento de 3.500 unidades para abastecimento do mercado em novembro.

Contudo, segundo a farmacêutica, “foi identificado um desvio de qualidade durante a análise de controle de qualidade do lote do medicamento pelo fabricante, empresa terceira, e, dessa forma, não foi possível a liberação e importação desse lote”.

A Aspen esclareceu que novos lotes se encontram em produção, com a expectativa de recebimento e liberação para venda no Brasil no início de dezembro 2023”.

Para mais esclarecimentos, a farmacêutica colocou seus canais à disposição:

– 0800 0262395 (WhatsApp ou telefone)

– E-mail: sac@br.aspenpharma.com