A hematologista e diretora da ABHH, Silvia Magalhães, foi reeleita para compor o board do Comitê Internacional da MDS Foundation. O anúncio foi feito durante o 55th ASH Annual Meeting and Exposition, que ocorreu de 7 a 11 de dezembro de 2013 em New Orleans, nos Estados Unidos.

Única representante da América Latina, Silvia declarou ter ficado surpresa com a reeleição. “Participar dessa diretoria é uma honra e uma grande oportunidade.” Ela revelou ainda que identifica na diretoria uma preocupação em ter representantes dos diferentes países onde há lideranças. “Isso representa um reconhecimento ao nosso trabalho como grupo brasileiro”, afirmou.

A hematologista brasileira e os outros membros do Comitê Internacional participam e votam nas novas iniciativas e projetos que envolvem SMD no mundo não apenas no que diz respeito ao cuidado dos pacientes, mas, sobretudo, à educação e à pesquisa que agregam e difundem novos conhecimentos.

Como iniciativa e com o patrocínio da MDS Foundation, houve um grande estudo cooperativo em 2012 que reuniu 7.012 pacientes, incluindo casos brasileiros, para a proposição de um sistema de escore prognóstico revisado (IPSS-R), que é amplamente utilizado no mundo para a definição do tratamento desses pacientes (Greenberg et al. Blood 2012;120: 2454). Ainda de acordo com Silvia, novos projetos estão em andamento e com a participação do Brasil.