Mais de 700 congressistas – entre transplantadores e outros profissionais de áreas correlatas – participaram do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), que aconteceu entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.
Mais uma vez, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) foi representada no congresso anual da SBTMO. O vice-presidente da ABHH, Dimas Tadeu Covas, foi convidado para ministrar palestra sobre células-tronco mesenquimais e as perspectivas no TCTH e em medicina regenerativa na conferência Medicina Regenerativa: Novo Paradigma a ser Desenvolvido e Aplicado. Na ocasião, Covas enfatizou a importância da abordagem do tema. “Os debates sobre medicina regenerativa abordaram vários aspectos e foram muito produtivos”, avaliou. Na mesa-redonda Terapia Celular, o editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH), Milton Arthur Ruiz, conduziu palestra sobre isquemia crítica dos membros inferiores e discorreu sobre pesquisa clínica e uso compassivo. Já o diretor de Relações Internacionais da ABHH, Carlos Chiattone, discorreu sobre os avanços em linfoma de células T periféricas na mesa-redonda Adulto. O presidente da ABHH, Carmino Antonio de Souza, o diretor Administrativo, Dante Langhi Jr., e o vice-diretor Administrativo, Angelo Maiolino, também prestigiaram a 17ª edição do Congresso da SBTMO.
Além da participação dos diretores da ABHH em conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho, o Programa de Acreditação AABB – ABHH foi apresentado pelo diretor de Padrões, Políticas e Desenvolvimento Global da AABB, Eduardo Nunes, no Simpósio Satélite – AABB. Fora a programação científica, a ABHH aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha Transfusão, Só com NAT! no estande instalado no salão de exposição. Confira as fotos do encontro no álbum do Facebook da ABHH.
SBTMO lança livro de diretrizes
Durante o XVII Congresso da SBTMO, a entidade lançou o livro Diretrizes da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – 2012, oriunda da II Reunião de Diretrizes, realizada entre os dias 4 e 6 de maio de 2012, em Angra dos Reis (RJ). Segundo o primeiro tesoureiro da SBTMO, Luis Fernando Bouzas, a publicação está disponível para as unidades de TMO e será revisada a cada dois anos.