A Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) passa a se chamar, a partir desse ano, “Hematology, Transfusion and Cell Therapy”, sendo expandida como uma publicação internacional. A primeira edição com a nova característica de alcance de público, que está prevista para ser publicada em março, terá como destaque o lançamento de diretrizes sobre púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), elaboradas por membros da ABHH.

 

A partir de uma revisão da literatura baseada no grau de evidência dos dados disponíveis, foi feito um protocolo clínico sobre o tratamento de PTI. “A intenção é por facilitar a consulta para os tratamentos atuais, já que não há uma sequência específica ou única para se tratar a doença. A escolha do tratamento, porém, vai ser baseada em cada paciente e também nos métodos apropriados e disponíveis”, explica Ana Clara Kneese, membro do Comitê de Hemostasia e Trombose da ABHH, responsável pelo ambulatório de PTI da Santa Casa de São Paulo e uma das autoras das diretrizes.

 

A hematologista explica que o protocolo faz uma avaliação ampla das principais questões pertinentes ao tratamento de PTI, tentando abranger o que há de disponível para o paciente sob um olhar científico. “As diretrizes não pretendem definir uma sequência de tratamento, mas apresentar uma atualização baseada em dados para que os médicos possam ter uma melhor escolha”, conclui.