A 1ª Gincana Hematológica – promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (INCTS) e pelo Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – foi encerrada no dia 5 de junho. Mais de 50 escolas participaram da competição, que tem como objetivo despertar os alunos do 3º ano do ensino médio da cidade de Campinas (SP) para a ciência.

A competição foi dividida em três fases. Na primeira etapa, os alunos produziram redações sobre três doenças hereditárias do sangue – anemia falciforme, hemofilia e talassemia –, com consulta e sob orientação de um professor. Na segunda, os autores das 10 melhores redações e seus orientadores puderam conhecer os laboratórios do Hemocentro de Campinas e assistir palestras sobre o tema.

Ao final da visita, a coordenadora do INCTS e do Hemocentro da Unicamp, Sara Ollala Saad, anunciou os três melhores autores que iriam passar para a terceira etapa da gincana. Cada aluno nomeado pôde convidar mais dois colegas para compor sua equipe e participar de um jogo de perguntas e respostas sobre as doenças hereditárias do sangue. O grupo da aluna Ana Caroline Panin, do Colégio Culto à Ciência, foi o vencedor, mas todos os participantes da terceira etapa ganharam prêmios – notebook, câmera fotográfica semiprofissional, smartphone, leitores de e-books.