Neste Carnaval, a ABHH promove nas redes sociais uma campanha de conscientização sobre a importância do uso de preservativos durante o sexo. Um levantamento do Ministério da Saúde (MS) mostra que apenas 56% das pessoas entre 15 e 24 anos usam camisinha com parceiros eventuais.

Em 2017, foram registrados mais 42 mil casos de HIV no Brasil, a maioria de jovens e adultos entre 20 e 34 anos de idade – 53,4%, segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde. De 1980 até junho de 2018 o país registrou quase 1 milhão de pessoas infectadas com aids.

No ano passado, especialistas da Universidade Federal do Ceará realizaram uma pesquisa em com 4.176 mil homens homossexuais, dos quais 3.958 realizaram o teste para identificar a doença. Neste grupo, 18,4% apresentaram sorologia positiva, ante 12,1% em 2009. A incidência do vírus aumento nas 12 capitais pesquisadas. O estudo, coordenado pela professora Lígia Kerr, da Universidade Federal do Ceará, também revelou que a incidência do vírus passou de 2,4 para 6,7 casos por 10 mil habitantes entre jovens de 15 a 19 anos.

O aumento da doença tem impactos relevantes na vida do portador, mesmo que hoje seja possível viver com qualidade de vida. A difusão do vírus também afeta a doação de sangue no país, diminuindo os estoques de hemoderivados e prejudicando milhares de pessoas que precisam diariamente de sangue e seus componentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a prevenção da doença uma das dez prioridades para a área da saúde em 2019.

A campanha chama a atenção do público por meio do Facebook e Instagram com publicações sobre o tema. Acompanhe e compartilhe!