No dia 12 de agosto, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), inaugurou, em São Paulo (SP), o Centro de atendimento ao Paciente com Hemoglobunopatias.

foto-evento-abhh-unifesp
Representantes da universidade e do Ministério da Saúde prestigiaram a inauguração

Na mesa de discussão que apresentou o novo centro foi composta por José Orlando Bordin, vice-diretor científico da ABHH e professor titular da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da EPM/Unifesp, Joice Aragão de Jesus, coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias (MS), Antonio Carlos Lopes, diretor da EPM/Unifesp, Maria Stella Figueiredo, responsável pelo laboratório de biologia molecular da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da EPM/Unifesp e Josefina Aparecida Braga, professora adjunta da EPM/Unifesp.

Todos comentaram brevemente sobre a importância do novo centro e principalmente o trabalho da instituição paulista no que diz respeito ao atendimento de pacientes com hemoglobunopatias. “Na verdade esse atendimento é feito pela EPM/Unifesp desde meados da década de 1970. Agora, com o novo espaço, queremos ampliar e divulgar mais esse serviço”, esclarece o vice-diretor científico da ABHH.

Na sequência, Maria Stella valorizou a presença de Joice Aragão, representante do MS. “Essa parceria, fortalecida com o comparecimento da Dra. Joice, confirma a qualidade e empenho do trabalho da EPM/Unifesp”, salientou. Em retribuição, Joice elogiou a iniciativa da Escola Paulista de Medicina. “Iniciamos aqui um fortalecimento da relação entre o MS e esta instituição”, disse. A especialista do MS trouxe também alguns dados sobre a incidência da Doença Falciforme no Brasil. O estado com mais casos é a Bahia, com um caso em cada 650 nascidos vivos, enquanto Paraná e Santa Catarina, nas últimas posições, registram um caso em cada 13 mil nascidos.

O novo centro está localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, 824, Vila Clementino, em São Paulo (SP), próximo da estação Santa Cruz, da linha 1 (azul) do Metrô.