O INCA e o Ministério da Saúde divulgaram em 27 de novembro de 2013 a publicação “Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil”. As perspectivas são de haver aproximadamente 580 mil casos novos da doença no Brasil entre 2014 e 2015.

No levantamento estão relacionados os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina. Destes, fazem parte leucemia, linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, conforme os números apresentados por sexo (homem e mulher) nas tabelas que seguem:

MULHER

HOMEM2

Fomento

Segundo o Ministério da Saúde o investimento do órgão na assistência aos pacientes com câncer foi da ordem de R$ 2,1 bilhões no ano passado, crescimento de 26% em relação a 2010. A previsão é que, até 2014, o valor alocado no fortalecimento do atendimento em oncologia chegue a R$ 4,5 bilhões.

No âmbito da onco-hematologia foi considerado pelo MS como avanço no campo terapêutico brasileiro “a incorporação, a partir de 2011, de novos medicamentos no SUS para o tratamento de câncer, como o mesilato de imatinibe (contra leucemia), o rituximabe (linfomas)”.

Sobre a Estimativa 2014 Lançada a cada dois anos, a Estimativa é calculada com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade – SIM).

Em nota publicada no site do INCA a instituição ressalta que as taxas de incidência foram obtidas nas 23 cidades onde existem Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP).  A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção de 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo, e 17 milhões de mortes pela doença.

Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil. As estimativas não podem ser comparadas com anos anteriores, uma vez que não têm como referência a mesma metodologia nem as mesmas bases de dados, tendo em vista que houve melhorias tanto na quantidade, quanto na qualidade das séries históricas de incidência e mortalidade.

Fonte: INCA; com edições de comunicação ABHH

Veja também: Apresentação Estimativa 2014