Para promover o fomento da iniciativa pública em pesquisas no campo do desenvolvimento de novas tecnologias (medicamentos), Souza avalia que estabelecer parcerias entre as universidades e iniciativa privada, sendo o governo o órgão catalizador, é um caminho a se seguir.  Souza analisa que o Brasil hoje é muito dependente de tecnologia. A grande maioria dos fármacos é importada, e a indústria nacional normalmente é uma grande importadora e invasadora de produtos exportados de outros países.

A inovação traz lucro, porém, não de forma imediata. O Brasil precisa minimizar a dependência tecnológica e, de acordo com Souza, a fórmula é a educação. Segundo ele, é necessário formar educadores, ter unidades de excelência de ensino e centros de tecnologia de fármacos qualificados: ”Este é o único caminho para que o País se torne autossuficiente em determinados aspectos e ganhe credibilidade no mercado da ciência”.

Conflitos de interesse

Ao final do manuscrito está descrita declaração de conflito de cada especialista que participou deste Fórum. Osbrasileiros Carmino Antonio de Souza, Israel Bendit, Ricardo Pasquini e Nelson Hamershlack declaram não haver conflito de interesses. Nelson Spector declara conflito.  Acesse: Complete list of authors with affiliations and conflict of interest disclosures (XLSX, 29 KB)

References:  blood-2013-03-490003; published ahead of print April 25, 2013, doi:10.1182/blood-2013-03-490003