Com o objetivo de promover as boas práticas hemoterápicas, bem como a linearidade nas condutas dos especialistas em sua prática diária, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) realizou a VI Jornada Brasileira de Hemoterapia, entre os dias 29 e 30 de agosto, em Fortaleza, Ceará.

Na ocasião, foram discutidos aspectos referentes à segurança transfusional; conceitos de dose de transfusão; indicação do uso de concentrado de hemácias, plasma e plaquetas; como prevenir e/ou lidar com as reações transfusionais; uso de testes moleculares em imunohematologia eritrocitária; novos agentes transmissíveis; a terapia celular; entre outros.

A Jornada tem como característica a itinerância, sendo cada edição em um estado, o que permite alcançar especialistas de todo o país. Nas duas últimas edições antes de Fortaleza, o evento esteve em Natal (RN) e Porto Alegre (RS). “Desta forma podemos fomentar a educação continuada e aperfeiçoamento profissional em Hemoterapia nas diferentes regiões por meio do intercâmbio de experiências entre os palestrantes e participantes”, declarou Silvia Magalhães, diretora da ABHH e professora na Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição que também apoia o encontro.

O encontro contou com o apoio e a participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), e foi coordenado pelos diretores da ABHH – Dimas Tadeu Covas (presidente), Dante Langhi Jr. (diretor Administrativo), José Francisco Comenalli Marques Jr. (diretor de Defesa do Exercício Profissional), José Orlando Bordin (diretor de Relações Internacionais) e Silvia Magalhães (diretora de Comunicação).