O II Encontro do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), que aconteceu em São Paulo, nos dias 19 e 20 de junho, reuniu profissionais de diferentes regiões do país para discutir desafios e procedimentos que garantem a sobrevida e qualidade de vida de pacientes pediátricos. Sobrecarga de ferro e hemoglobinopatias, doença de Gaucher, anemia falciforme, transplante de medula óssea, prevenção de AVC, e doenças, como a Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), foram alguns dos temas discutidos durante os dois dias de evento.

Diferentemente de como determinadas patologias são tratadas em adultos, a discussão sobre como lidar com possíveis consequências de tratamentos ao longo da vida se torna obrigatória para a hematologia pediátrica. “Cada vez mais os pacientes têm acesso a diferentes tratamentos e isso dá a essas crianças uma melhora na qualidade de vida. Porém, é preciso se lembrar das complicações e da morbidade da doença em longo prazo”, ressaltou uma das coordenadoras do evento e membro do Comitê de Hematologia Pediátrica, Mônica Pinheiro de Almeida Veríssimo. Ainda de acordo com ela, é preciso pensar na qualidade de vida do adulto a partir de um bom cuidado pediátrico, pois isso refletirá em uma boa evolução da doença.

“Foi muito importante a ABHH valorizar o hematopediatra porque, a hematopediatria, dentro da hematologia, tem suas especificidades. Temos muito o que agradecer a esse espaço, pois é um momento em que podemos valorizar o saber e a atuação desses profissionais”, avalia Adriana Seber, também membro do Comitê.

No primeiro dia do evento, foram discutidas hemoglobinopatias, hemocromatose hereditária, doença de Gaucher, transplante de medula óssea, anemia falciforme, TMO nas imunodeficiências congênitas, anemia falciforme, entre outros. No segundo dia, foram abordados os temas aloimunização, genotipagem eritrocitária, transfusão de plaquetas, hemograma em pediatria, anemia, trombocitopenias, HPN, SHU atípica, aplasia de medula óssea congênita, doenças constitucionais e anemia de Falconi.

Acompanhe o site e as redes sociais da ABHH. Em breve serão divulgados os desdobramentos das apresentações e das discussões realizadas durante o Encontro.