Além de promover discussões sobre os principais tópicos da especialidade, com a participação de renomados hemoterapeutas nacionais e internacionais, a Comissão Científica de Hemoterapia promoverá o lançamento do marco conceitual da hemogiliância no Brasil durante o Hemo 2014. Um manual elaborado por uma comissão técnica permanente, envolvendo diversas instituições e profissionais de notório saber em hemoterapia, será publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo José Francisco Comenalli Marques Junior, diretor do Exercício Profissional da ABHH e um dos coordenadores da Comissão Científica de Hemoterapia, esse fato coincide com a entrada do Brasil na rede mundial de hemovigilância e, também, com a realização do Simpósio Mundial de Hemovigilância no Rio de Janeiro, em 2015.

Além da novidade, os participantes do Hemo 2014 poderão prestigiar eventos educacionais das mais diversas áreas da hemoterapia, como aféreses, imunohematologia, sorologia e gestão de hemocentros. Em aféreses, por exemplo, os especialistas Sergio Torloni, da Mayo Clinic Arizona, e Marisa Marques, presidente da Associação Americana para Aféreses (ASFA, sigla em inglês) e membro do Comitê de Atualização de Aféreses Terapêuticas da ASFA e da AABB, irão compartilhar a sua expertise com os congressistas presentes.

Ainda de acordo com Marques, o Hemo se caracteriza como o maior evento de hematologia e hemoterapia do Hemisfério Sul, tanto em número de participantes quanto em submissão de trabalhos científicos e, portanto, traz a responsabilidade de realizá-lo cada vez melhor, mais eficiente e com maior rigor científico.

Para ele, o Hemo 2014 possibilita intercâmbio de informações e caracterização de realidades diferentes em busca de melhorias contínuas. “Esta é uma oportunidade de revisão e atualização de conhecimento que proporciona uma visão do futuro da hematologia e da hemoterapia em constante mudança e evolução”, afirma.

Além de Marques, a Comissão Científica de Hemoterapia é composta por Alfredo Mendrone Jr., Dante Langhi Jr., Dimas Tadeu Covas e José Orlando Bordin.

Acompanhe o site e redes sociais da ABHH! E fique atento aos destaques de outros temas da programação científica do Hemo 2014.