O Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2015) será realizado em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de novembro, no Transamérica Expo Center. Considerado o terceiro maior congresso do mundo da especialidade, o HEMO 2015 trará abordagem de temas que impactam diretamente na vida de pacientes que sofrem com doenças que têm origem no sangue ou que dependem de transfusão para tratamento, assim como transplante de medula óssea.

Abaixo seguem alguns dos destaques que podem ser conferidos pelo site: http://hemo.org.br/.

Conferência magna: Prós e contras da medicina personalizada – Como obter o melhor uso das plataformas biológicas e moleculares ao oferecer novas estratégias para pacientes com doenças hematológicas será abordado no HEMO 2015, dia 21 de novembro, pelo especialista internacional Giorgio Inghirami.

Fórum: A hemoterapia que queremos – abordará a atual situação da hemoterapia no Brasil e o que é necessário evoluir para que todo paciente que dependa de doação e transfusão de sangue tenha o tratamento adequado consolidado, dia 18 de novembro.

Anemias: talassemia e gestação, políticas públicas no controle de anemia e anemias de difícil diagnóstico.

Hematologia pediátrica: doenças plaquetárias, trombocitemia essencial, ferro – da deficiência à sobrecarga, transplante de medula óssea e anemias de difícil diagnóstico.

Hemostasia e trombose: anticoagulação, doenças hemorrágicas hereditárias, hemofilia em idosos, hormônios femininos e fertilização in vitro versus trombose, distúrbios da coagulação e câncer e trombose.

Onco-hematologia: síndrome mielodisplásica e mieloma múltiplo – progressão e dificuldade de diagnóstico da doença, linfomas, transplante de medula óssea, doença linfoproliferativa e leucemias com foco na mudança de expectativa no tratamento.

Hemoterapia: medicina transfusional, Estado da Medicina Transfusional na América Latina e Caribe, fontes de células-tronco, doação de sangue, doenças transmissíveis por transfusão e transfusão em hemoterapia.

Atividades paralelas: Encontro da Associação Ítalo-brasileira de Hematologia (AIBE), eventos multidisciplinares como psicologia, psicologia hospitalar, enfermagem, farmácia, odontologia.

Público-alvo – multiprofissional, além dos hematologistas e hemoterapeutas, o Hemo 2015 reunirá durante quatro dias odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, biomédicos, gestores de hemocentros, entre outros profissionais de áreas correlatas e representantes de esferas governamentais da saúde.