Reconhecido por suas contribuições à hematologia e hemoterapia nacional e, sobretudo à formação da ABHH, o hemoterapeuta João Carlos Pina Saraiva, recebeu de seus colegas uma homenagem na manhã de 21 de maio, em São Paulo. A solenidade aconteceu durante o VIII Board Review – Curso de Revisão em Hematologia e Hemoterapia e VIII Simpósio de Transplante Medula Óssea – Fórum de Síndromes Mielodisplásicas (SMD), organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que acontece até 24 de maio, sendo a Associação uma das entidades apoiadoras.

DSC_0162 (1)

Surpreendido pela iniciativa dos colegas, Saraiva emocionou a todos com sua presença. Ele veio à capital paulista na companhia de sua esposa, Ana Suely Saraiva, e seus filhos, João Carlos e Tatiana, exclusivamente para participar da sessão de autógrafos de lançamento do livro “Hemoterapia e Doenças Infecciosas”, obra concebida em conjunto com o colega e amigo, Nelson Hamershlack.

Hamerschlak relatou como surgiu a ideia de elaborar a obra. Segundo ele durante o Hemo 2010, ocasião na qual ele havia acabado de lançar o livro Manual de Hematologia, Saraiva, seu amigo de muitos anos, fez um convite para que eles escrevessem um livro juntos sobre doenças infecciosas na hemoterapia. “Senti-me honrado dele me propor isso. Então, nos reunimos, fizemos um projeto, índice, uma lista de autores convidados espetacular e o resultado é este. Demoramos quatro anos para finalizar este projeto que, inclusive, teve de ser atualizado no meio do caminho. Sem Saraiva este livro não existiria”. E acrescenta um recado aos profissionais em início de carreira: “Espero que os mais jovens possam ler este livro e aprender com os mais velhos”.

Integrou a cerimônia de homenagens, a amiga e colega de longa data de Saraiva, Maria de Fátima Pombo Montoril, que hoje é a coordenadora da Coordenadoria de Sangue e Hemoderivados do MS. Também presente o diretor da ABHH, Dante Mário Langhi Jr., que na ocasião representou o presidente da entidade, Dimas Tadeu Covas, em sua fala, relembrou um pouco mais da história de Saraiva, ao destacar a vivência dele na época em que estagiou na França e do c conhecimento que pode compartilhar com os colegas após o período em que esteve fora do País, aprendendo sobre o sistema de sangue francês ao lado de outros colegas. Langhi Jr. ainda fez menção às realizações de Saraiva à frente da extinta Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) e, também, da Fundação Hemopa, instituição que dirigiu por anos.

DSC_0178