Apesar de o idioma oficial do Highlights of ASH® in Latin America ter sido o inglês, sem dúvida, a língua mais ouvida nos corredores e salas da sexta edição do encontro realizado entre 25 e 26 de abril, em Florianópolis (SC), foi o castelhano. Isso porque mais de 50% dos quase 700 participantes do encontro veio de países da região como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador Paraquai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros.  A situação é inédita entre as quatro edições do encontro realizadas no Brasil. Por isso, o vice-diretor de Relações Internacionais da ABHH e um dos co-chairs do evento, Carlos Chiattone, ressaltou que esta edição marcou o HoA® in Latin America efetivamente como um encontro latino-americano. “É importante e preciso agradecer a participação do público e o apoio das entidades parceiras na região para que o evento atingisse essa marca.”

Sob o ponto de vista científico, o presidente da ABHH, Dimas Tadeu Covas enfatizou na abertura do evento a qualidade científica e a amplitude dos temas apresentados nas 16 palestras realizadas ao longo dos dias. Em relação ao local do evento, o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, Covas comentou o privilégio dos participantes em conciliar a atualização científica com um ambiente agradável e em um local de grandes belezas naturais.

Além do presidente e dos diretores da ABHH, Chiattone e Roberto Passetto Falcão, que também foi co-chair do encontro, a abertura contou com a participação da presidente da ASH, Linda Burns, e dos outros co-chairs, Marc J. Kahn e Wendy Stock.

A próxima edição do evento já está confirmada para a cidade de Cartagena, na Colômbia. O encontro deve acontecer entre os dias 24 e 25 de abril de 2015.

Confira a cobertura do encontro na edição 28 da Hemo em revista e veja alguns dos principais momentos e imagens do evento no Facebook da ABHH.