Com auditório lotado, teve início em 25 de abril a quinta edição latino-americana doHighlights of ASH®, em Santiago, no Chile. Ao todo mais de 700 participantes de vários países latino-americanos participam do encontro, que conta com uma delegação de 165 brasileiros.
Nesta edição o encontro foi organizado pela American Society of Hematology (ASH) e Sociedad Chilena de Hematología (SOCIHEM), com apoio da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e demais sociedades de especialidade da Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Equador.
Homenagem centenária

A cerimônia de início do HoA-LA 2013 foi marcada pela homenagem aos 100 anos do nascimento de Wallace H. Coulter (foto). Falecido em 1998, foi fundador da “The Wallace H. Coulter Foundation”, que tem por objetivo contribuir com o aperfeiçoamento da saúde por meio da investigação médica associada à engenharia. No campo da hematologia e da medicina laboratorial é considerado um revolucionário, sendo pioneiro no campo da citometria de fluxo e no uso da terapia com anticorpos monoclonais.

Avaliações

Em seu discurso de abertura, a presidente da American Society of Hematology (ASH), Janis L. Abkowitz comparou o crescente aperfeiçoamento dos encontros latino-americanos, tanto em termos de qualidade, quanto de conteúdo, aos congressos anuais da entidade norte-americana, realizados sempre em dezembro, nos Estados Unidos.

Para o diretor de Defesa de Classe da ABHH, José Francisco Comenalli Marques Jr., o encontro é importante mesmo para os especialistas que participaram do ASH, pois os estudos são abordados de maneira segmentada por doença.

Outra peculiaridade do HoA-LA se deve ao fato de a programação ser organizada de forma linear, isto é, cada palestra ocorre em um momento, diferentemente do ASH Annual Meeting, onde as explanações são paralelas. “A dinâmica do Highlights possibilita aos participantes assistirem a tudo, sem precisarem optar por um tema em detrimento de outro”, avalia a diretora de Comunicação da Associação Brasileira, Marília Rugani.

Mais: Ainda no primeiro dia de Highlights no Chile foram apresentados abstracts ligados à LMA, LMC, LLA, TMO, SMD, mieloma múltiplo, trombose e imunotrombocitopenia.