Com o objetivo de discutir aspectos éticos e técnicos relativos a tratamentos hemoterápicos no país, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, dia 9 de abril, em São Paulo (SP), o I Fórum de Hematologia e Hemoterapia.

O evento, que conta com o apoio da ABHH e do Cremesp, acontece na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), tem entre os principais itens da pauta discussões sobre as questões éticas e jurídicas envolvendo a recusa do tratamento hemoterápico e as evidências técnico-científicas do uso do plasma rico em plaquetas (PRP).

Entre os convidados, estão diretores e representantes de conselhos de medicina, e membros da Câmara Técnica de Hematologia e Hemoterapia do CFM, que reúne profissionais ligados à ABHH, e entidades como Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, faculdades de medicina e hemocentros. Participam ainda representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Gerência-Geral de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa.

O público alvo do fórum são médicos, especialistas em Hematologia e Hemoterapia e membros de comissões de ética dos grandes hospitais. “Queremos discutir dois assuntos importantes – a recusa do tratamento hemoterápico e o uso do plasma rico em plaquetas – para que a câmara técnica possa contribuir com algumas recomendações para análise do pleno do CFM. O uso do plasma rico em plaquetas, por exemplo, está sendo utilizado na prática médica sem ter ainda o necessário reconhecimento científico e sua regulamentação”, explica Marta Rinaldi Müller, conselheira suplente por Santa Catarina e coordenadora da Câmara Técnica.

I Fórum de Hematologia e Hemoterapia do CFM

Data: 9 de abril de 2013 (terça-feira)

Local: Rua Domingos de Morais, 1.810, Vila Mariana, São Paulo (SP)

Programação preliminar: clique aqui

Inscrições: http://sistemas.cfm.org.br/eventos/participante/cadastro/fb3d3bc7caca935b8bbbd0abcf32a18a