Nesta sexta-feira, dia 17, em Natal/RN, aconteceu a Jornada Científica em Leucemias Agudas, como o primeiro evento regional promovido pelo Programa Equidade ABHH. O vice-presidente da ABHH, Dr. Angelo Maiolino, abriu os trabalhos agradecendo a participação de todos e exaltando a oportunidade de a Associação iniciar debates neste formato – focados na realidade local e com a participação de profissionais que a vivenciam.
Os Drs.Rodolfo Daniel de A. Soares, da UFRN e Hospital Rio Grande, e James Farley Rafael Maciel, do HEMONORTE e Hospital Rio Grande, também proferiram seus comentários sobre a realização da Jornada, esclarecendo que mudar uma realidade difícil é tão difícil quanto e convocando os presentes para encontrar alternativas para os pacientes com leucemias. Rodolfo, na sequência, apresentou uma palestra bastante detalhada sobre os desafios do cuidado em rede ao paciente com leucemia no Estado e apresentou resultados de uma pesquisa da Linha de Cuidado em Leucemia Aguda no RN.
Bastante acionados durante suas apresentações, os palestrantes Jacques Kaufman (Rio de Janeiro/RJ) e Thiago Xavier Carneiro (Belém/PA) apresentaram importantes dados a partir de suas observações na prática clínica junto a desafios junto a equipes multidisciplinares.
No período da tarde, o evento foi dividido em duas salas, quando Grupos de Trabalho foram formados para debater os desafios de tratamento de pacientes nos sistemas público e privado. Neste formato, a programação passou por recomendações sobre leucemias para atendimento na atenção básica, acesso a medicamentos de alto custo, serviços de navegação de pacientes com leucemias agudas, do ponto de vista do SUS.
Na sala com foco de discussão para pacientes de convênio, os temas passaram por formas de diagnóstico rápido, acesso a medicamentos de nova geração, exames de alto custo e serviço de navegação. Ao final do dia, os grupos voltaram a se encontrar para um resumo de seus debates.
“O evento de hoje foi um marco importante por reunir pessoas capacitadas em diversas áreas, desde hematologistas, enfermeiros a manufaturistas e precificadores do SUS para propor melhorias para que o paciente receba o tratamento necessário em tempo”, exaltou Rodolfo. “Este evento é de fato um marco por possibilitar um olhar da ABHH, através do Comitê de Equidade do qual faço parte e represento no Nordeste, mais focado nas realidades e desafios locais”, completou James.
O evento em Natal reúne cerca de 100 participantes.
As apresentações em vídeo da Jornada estarão disponíveis em breve na Hemoteca e também para os inscritos para a atividade presencialmente.