Artigo original publicado no The New England Journal of Medicine, em 1º de maio, por pesquisadores membros do Cancer Genome Atlas Research Network, mostrou os resultados de um estudo que diz ter identificado quase todas as mutações genéticas associadas à leucemia mieloide aguda (LMA).

 

Com a descoberta, os cientistas esperam que seja possível conduzir melhores tratamentos aos pacientes de LMA, bem como formas de prever com mais precisão a gravidade da doença em pacientes individuais. A LMA é um câncer do sangue de rápida evolução, muitas vezes difícil de tratar.

 

“Temos agora uma cartilha genética para este tipo de leucemia”, relatou o colíder do estudo Timothy Ley, diretor associado de genômica do câncer no Instituto Genoma na Washington University School of Medicine, em St. Louis, em um comunicado emitido pela imprensa da universidade. “Não sabemos todas as regras ainda, mas conhecemos todos os grandes jogadores”, disse Ley. “Esta informação pode ajudar-nos a começar a compreender que os pacientes necessitam de tratamento mais agressivo logo no início, e que podem ser tratados eficazmente com a quimioterapia padrão” , conclui.

 

O estudo “Genomic and Epigenomic Landscapes of Adult Acute Myeloid Leukemia – The Cancer Genome Atlas Research Network” incluiu cerca de 200 pacientes com LMA. Os pesquisadores analisaram o DNA de células de leucemia de cada paciente e compararam ao DNA de suas células saudáveis. Isso permitiu aos pesquisadores identificar as mutações que ocorreram apenas nas células cancerosas e contribuíram para o desenvolvimento e progressão da LMA.
As células de câncer identificadas nos pacientes tiveram em média 13 genes mutantes, muito menos do que as várias centenas normalmente encontrados em mama, pulmão e outros tumores sólidos, de acordo com o estudo.

 

Genomic and Epigenomic Landscapes of Adult Acute Myeloid Leukemia

The Cancer Genome Atlas Research Network

May 1, 2013DOI: 10.1056/NEJMoa1301689

Acesse o estudo no portal do The New England Journal of Medicine

 

 

Com informações: imprensa da Washington University School of Medicine