Iniciativa da Abrale conta com apoio institucional da ABHH. Objetivo é lutar pela incorporação de terapêutica para pacientes LNH de células B, folicular, CD20+ no SUS. Assunto está em CP.
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) lançou o Manifesto do Linfoma. Trata-se de uma iniciativa em defesa do acesso de pacientes com Linfoma Não-Hodgkin (LNH) de células B, folicular, CD20+ a melhores tratamentos no sistema público de saúde.
Recentemente, em 22 de março, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, abriu uma consulta pública para receber manifestações da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), acerca da incorporação do rituximabe no rol de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Manifesto, que tem por objetivo reunir o maior número de assinaturas possível em apoio à causa, conta com o apoio institucional da ABHH. A entidade, baseada em evidências científicas, entende como essencial a inclusão do fármaco como opção terapêutica nestes casos de LNH.