O hematologista e membro da ABHH, Vanderson Rocha, é o novo professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ele ocupará a posição na Disciplina de Hematologia e Hemoterapia, vinculada ao Departamento de Clínica Médica da instituição de ensino.

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e o doutorado pela Universidade de Paris, na França, Vanderson relatou quais são suas expectativas para o seu novo cargo. “Diante da importância e magnitude desta instituição, as expectativas são enormes. Manter e reorganizar a parte assistencial em todas as áreas da hematologia, incluindo anemias, hemostasia, oncohematologia, transplante, aprimorar a hematologia e incluir a hemoterapia serão uma das minhas prioridades.”

Além disso, Vanderson explica que o desenvolvimento e a formação dos novos hematologistas e hemoterapeutas deverá ser estimulada e abrangerá uma internacionalização da disciplina, além das colaborações nacionais. ”A pesquisa deve ser incentivada por todos os profissionais envolvidos na assistência como uma forma de motivação e educação continuada. A alta qualidade da pesquisa refletirá na qualidade da assistência e do ensino”, afirmou.