Com o objetivo de discutir o advento das terapêuticas de vanguarda referentes ao mieloma múltiplo, mais de mil especialistas do Brasil e do mundo, estão reunidos em Kyoto, no Japão, de 3 a 7 de abril, no XIVth International Myeloma Worshop, encontro idealizado pela International Myeloma Society, do qual faz parte uma única brasileira dentre seus 13 membros, a médica hematologista da Santa Casa de São Paulo, Vânia Hungria, que também é membro da ABHH (foto, ao lado do prof. Enrique M. Ocio, da Universidade de Salamanca)

Durante os quatro dias hematologistas e oncologistas tem a possibilidade de trocar informações referentes ao panorama do tratamento conforme a realidade de cada país, além de presenciarem a apresentação dos resultados alcançados nos estudos que tem sido desenvolvido sobre MM e os avanços que estas pesquisas representam para a comunidade médica. Também foram avaliadas as dificuldades enfrentadas em diversos países e debatidas formas de oferecer as terapias mais eficazes aos pacientes.

Ao todo, a delegação brasileira contou com 12 participantes, dentre eles o diretor da ABHH, Ângelo Maiolino, que destacou ser possível observar uma mudança drástica na perspectiva de sobrevida e qualidade de vida dos pacientes na última década, devido à combinação de drogas como talidomida, bortezomibe e lenalidomida. “Ao contrário de outros cânceres hematológicos, tratados com um único medicamento, o MM é tratado em todo o mundo com uma combinação de remédios, sendo os tratamentos individualizados”, informou o especialista e pesquisador.

foto3Maiolino cedeu entrevistas a duas agências de imprensa, sendo uma emissora de televisão Polonesa (foto), especializada em ciência e saúde, e a outra, à Rádio Agência Nacional, da Empresa Brasileira de Comunicação, nas quais teve a possibilidade de traçar um panorama do tratamento no Brasil e relatar suas expectativas para que o país alcance os demais no que cabe aos avanços alcançados no campo do mieloma múltiplo.

Ouça aqui a entrevista de Angelo Maiolino à Rádio. O hematologista falou diretamente de Kyoto, ao vivo, à emissora no dia 4 de abril.

Acompanhe o balanço do Workshop no portal da ABHH.