ABHH esclarece: lifting do vampiro é técnica experimental

​. Confira reportagem publicada no portal UOL

​Um novo tratamento antirrugas tem ganhado espaço na mídia. Com fins estéticos, o método conhecido como “lifting do vampiro” consiste em aplicar injeções de plasma rico em plaquetas (PRP) extraído do sangue da própria pessoa que as receberá na região da face.

Em reportagem publicada hoje (10/7) no portal UOL em repercussão ao assunto, o diretor da ABHH, Dante Langhi Jr., representou a entidade ao manifestar que, assim como a auto-hemoterapia, a prática ​ainda é experimental e ausente de comprovação científica.

Contrária à prática, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) alerta que a técnica não é autorizada no Brasil. “Esse não é um procedimento médico padrão, pois tem sido feito de forma experimental. Faltam evidências científicas que comprovem seus resultados”, explicou Langhi Jr. à reportagem.

​O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe este tipo de atividade, por ser experimental e ausente de comprovação científica, conforme um parecer emitido em 2011 sobre o uso do plasma rico em plaquetas para fins estéticos. Europa e Estados Unidos permitem a técnica.

Já no início de 2013 o assunto ganhou a mídia por ter como adepta a socialite norte-americana Kim Kardashian. Neste final de junho foi a vez da apresentadora de TV brasileira Luciana Gimenez aderir a nova moda. Após postar uma foto em rede social durante o procedimento, a temática voltou aos holofotes no Brasil.

Prática semelhante também repudiada pela ABHH é a autohemoterapia. Em nota oficial a entidade esclarece que NÃO RECONHECE do ponto de vista científico o procedimento. A hemoterapia, prática terapêutica exercida por médicos hematologistas e hemoterapeutas que utiliza componentes do sangue, nada tem a ver com a chamada “auto-hemoterapia”, procedimento que consiste na aplicação intramuscular do sangue do próprio paciente. Deve-se tomar cuidado com o que se lê na internet e consultar sempre um especialista para obter orientação e prescrição de tratamento adequado.

A auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos à saúde.

. Leia ​nota sobre auto-hemoterapia completa no portal da entidade​​