Está disponível na plataforma online de publicações do Conselho Federal de Medicina (CFM) a quarta edição de “Medicina CFM – Revista de humanidades médicas”. Em destaque, a reportagem “O paciente, o médico e o espelho” traz uma reflexão sobre o conceito de autoimagem e as repercussões que as alterações do corpo provocam sobre o paciente e o processo de cura. Na seção “Carta” (página 6) o diretor de Exercício Profissional da ABHH, José Francisco Comenalli Marques Jr., emite parecer sobre a judicialização da saúde, com base nas matérias publicadas na terceira edição da publicação do CFM.

O impacto da tecnologia também é tratado em duas reportagens. Em “O delicado equilíbrio entre a arte e a técnica”, discutimos se o arsenal tecnológico que avança a cada dia (inovações em exames de imagem, engenharia genética e transplantes de órgãos) estaria suprimindo o raciocínio clínico. O leitor acompanhará os debates que conduzem à seguinte reflexão: há dicotomia entre inovação e humanização? Também falamos de tecnologia quando o assunto é medicina do esporte. Na reportagem “Quando a medicina leva ao podium”, tratamos das contribuições que a medicina trouxe para a prática desportiva, mostrando a parcela de sua responsabilidade na construção de resultados e campeões.

Outra frente desbravada nesta edição de Medicina CFM foi o debate realizado sobre a dura realidade do assédio sexual não só na sociedade, mas também no ambiente médico e hospitalar. Na seção Painel, experientes profissionais foram convidados a traçar o perfil desse fenômeno silencioso e infelizmente corrente.

Acesse a revista aqui. A publicação também pode ser lida diretamente na tela de dispositivos móveis, tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais Android e IOS. Saiba mais sobre a ferramenta e o passo-a-passo para instalação em http://goo.gl/w8L2mM

Fonte: CFM