Dois anos após sua morte, o pesquisador Prof. Dr. Júlio César Voltarelli, recebeu mais uma homenagem em reconhecimento às suas contribuições. O viaduto localizado no km 308+900m da Rodovia Anhanguera, que liga a Avenida Henry Nestle à Avenida Guadalajara, em Ribeirão Preto (SP), recebeu o nome de “Prof. Julio Cesar Voltarelli”.

foto 3

Voltarelli ficou conhecido por suas contribuições à medicina, na área de transplante de células tronco-hematopoéticas em doenças autoimunes e, especialmente, no tratamento do diabetes mellitus tipo I e da esclerose múltipla, que impactaram tanto a comunidade científica nacional quanto a internacional. Faleceu em 21 de março de 2012, aos 64 anos, deixando esposa e duas filhas.

A denominação partiu de um projeto de lei (nº 523/2012), de autoria do deputado Baleia Rossi, promulgado pelo governador do Estado, e instituído por meio da Lei n nº 15.253/2013. Segundo Rossi, a construção do viaduto “Prof. Julio Cesar Voltarelli” beneficiará aproximadamente 100 mil pessoas de 17 bairros.

Leia também: Pesquisador brasileiro é homenageado pela The Lancet