Com o objetivo de promover aos especialistas o acompanhamento da rápida evolução dos conhecimentos em onco-hematologia e oncologia pediátrica, o Departamento de Oncologia e Hemoterapia Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), por meio das médicas Sandra Loggetto, Miriam Verônica Flor Park e Josefina Aparecida Pellegrini Braga, elaborou a obra “Oncologia para o Pediatra” (Editora Atheneu).

O livro, que faz parte da série “Atualizações Pediátricas” da SPSP, é dividido em seis seções: atuação do pediatra no câncer da criança e do adolescente: estratégias para detecção precoce e cura; bases biológicas do câncer em pediatria; doenças oncológicas em pediatria; aspectos do tratamento; emergências oncológicas; o paciente oncológico, a família e o pediatra geral.

Para a hematologista pediátrica e autora, Sandra Loggetto, que também é coordenadora do Comitê de Hematologia Pediátrica da ABHH, o livro tem como um dos pontos fortes a apresentação clínica das diversas patologias e seu diagnóstico, sobretudo o precoce. “Um dos maiores desafios da medicina é curar o câncer. Com esta obra, esperamos ajudar na conscientização dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes: hoje ele tem cura desde que o diagnóstico seja precoce e o tratamento adequado instituído com base em protocolos de grupos cooperativos”, afirmou.

Focado nas práticas diárias, Sandra explica ainda que a obra atende às necessidades de todos os interessados na abordagem do câncer em pediatria, pois, segundo ela, apresenta as bases biológicas do câncer em pediatria, estratégias para detecção precoce e cura, características clínicas e diagnósticas de cada patologia, terapia de suporte e das emergências. “Tudo isso com um olhar biopsicossocial importante ao atendimento e foco no adolescente com câncer”, afirma a hematologista.

Confira abaixo as seções do livro:

Seção 1. Atuação do pediatra no câncer da criança e do adolescente: estratégias para detecção precoce e cura

Mostra a situação atual do câncer na criança e no adolescente em relação à cura e sobrevida, prevenção do câncer na idade adulta, papel do pediatra no diagnóstico precoce / cuidados paliativos e terminalidade e o papel da equipe multidisciplinar.

Seção 2. Bases biológicas do câncer em pediatria

Relata dados sobre epidemiologia, hereditariedade, bases moleculares, biologia dos tumores e imunologia do câncer.

Seção 3. Doenças oncológicas em pediatria

Descreve os vários tipos de câncer, com especial atenção ao quadro clínico, diagnóstico laboratorial e diagnóstico diferencial, incluindo temas como adenomegalias, dor músculo-esquelética, massas abdominais e neoplasias do neonato.

Seção 4. Aspectos do tratamento

Aborda o transplante de medula óssea, os efeitos tardios do tratamento oncológico, vacinação, uso de anticorpos monoclonais e novas tecnologias em radioterapia pediátrica.

Seção 5. Emergências oncológicas

Orienta sobre situações importantes que podem ocorrer durante o tratamento, como febre sem neutropenia e granulocitopenia febril, síndrome de lise tumoral, efeitos colaterais da quimioterapia e peculiaridades da hemoterapia no câncer.

Seção 6. O paciente oncológico, a família e o pediatra geral

Apresenta um olhar voltado ao cuidado integral, descrevendo aspectos fundamentais no cuidado do paciente e da família, como abordar o adolescente com câncer e o papel do pediatra no acompanhamento do paciente.