A edição impressa 381 do periódico científico The Lancet, de 30 de março, publicou um obituário em homenagem ao pesquisador brasileiro Júlio César Voltarelli, que morreu em 21 de março de 2012, aos 63 anos.

O imunologista ficou reconhecido mundialmente no meio científico por suas contribuições na área de transplante de células tronco-hematopoéticas em doenças autoimunes e, especialmente, no tratamento do diabetes mellitus tipo I e da esclerose múltipla, que impactaram tanto a comunidade científica nacional quanto a internacional.

Confira aqui o artigo na íntegra, assinado pela jornalista do periódico, Alison Snyder.

Leia também: The Lancet (Vol. 381) também publicou na mesma edição o estudo de autoria de Voltarelli e outros pesquisadores brasileiros Cardiac involvement and treatment-related mortality after non-myeloablative haemopoietic stem-cell transplantation with unselected autologous peripheral blood for patients with systemic sclerosis: a retrospective analysis. O manuscrito saiu na versão online do The Lancet de 28 de janeiro de 2013, que tem entre os autores o professor Júlio Voltarelli.